Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como disco Sgt. Pepper’s, dos Beatles, mudou a história do Pink Floyd?

O oitavo disco do Fab Four foi lançado no mesmo ano do álbum de estreia do Pink Floyd, 1967

Redação Publicado em 28/04/2020, às 07h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capas de álbuns dos Beatles e Pink Floyd. (Foto: Reprodução)
Capas de álbuns dos Beatles e Pink Floyd. (Foto: Reprodução)

Os Beatlesconquistaram inúmeros fãs ao redor do mundo, mudaram a história da música e se transformaram em uma referência para diversas outras bandas que almejavam ter sucesso com o rock ‘n’ roll, entre elas, o Pink Floyd.

O Ultimate Guitar transcreveu uma entrevista de rádio feita com o baterista Nick Mason, que relembrou o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, do Fab Four, foi definitivo para a criação do disco de estreia da banda, The Piper at the Gates of Dawn

+++ LEIA MAIS: David Gilmour fez covers emocionantes de Across the Universe e Revolution dos Beatles em 2002 [VÍDEO]

“Gravamos nosso primeiro álbum no Abbey Road Studios e, no final do corredor, os Beatles faziam Sgt. Pepper's. Fomos convidados para visitar os 'deuses' e eles estavam gravando a música 'Lovely Rita'. Foi um momento crucial, porque, sem os Beatles, nós talvez não existiríamos."

As duas obras foram gravadas no mesmo estúdio e surpreenderam o mundo da música ao serem lançadas em 1967. O baterista conta que o oitavo disco de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr transformou a visão do mercado em relação ao desempenho dos discos, os quais normalmente eram menos valorizados que os singles.

+++ LEIA MAIS:  Como The Dark Side of the Moon vendeu mais do que qualquer disco dos Beatles ou Led Zeppelin?

“Pois Sgt. Pepper's foi o álbum que mudou a cara da indústria fonográfica. Até então, o foco era nos singles. Esse foi o primeiro álbum que vendeu mais que singles e permitiu que bandas como nós tivessem mais tempo e liberdade em estúdio, para fazer o que queríamos”, disse o Mason.

Ele completou: “Sgt. Pepper's era extraordinário e havia a importância de se ter um álbum dos Beatles. Não se tem algo assim atualmente. A música era importante, pois havia menos competição naquela época. Não existiam videogames e só tinham alguns filmes e programas de TV. A música era importante, era notícia de primeira página".


+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL