Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Spotify Wrapped: O que é e como criar sua retrospectiva de 2021?

Lançado no fim do ano, o Spotify Wrapped já virou tradição na plataforma de streaming

Redação Publicado em 05/12/2019, às 15h13 - Atualizado em 01/12/2021, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrospectiva 2021 no Spotify (Foto: Reprodução)
Retrospectiva 2021 no Spotify (Foto: Reprodução)

O Spotify disponibilizou nesta quarta, 1, o Spotify Wrapped - retrospectiva anual da plataforma de streaming para os assinantes conhecerem melhor o gosto musical deles por meio de números e rankings. 

Lançado no fim da cada ano, o Spotify Wrapped pode ser considerado uma tradição entre os ouvintes de música, os quais compartilham nas redes sociais seus resultados. 

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo e Bad Bunny são os protagonistas do Spotify em 2021; confira os rankings

Para você não ficar de fora, fizemos abaixo um passo a passo para você descobrir quais são suas músicas e artistas favoritos de 2021 no Spotify. Confira:

+++ LEIA MAIS:Kevin o Chris é o artista brasileiro mais ouvido no Spotify: "A favela venceu"

1- Login no Spotify

Primeiro, você deve escolher se vai entrar com o Facebook ou com o login único do Spotify. É importante saber qual usuário você usou no ano. Além disso, a análise não funciona para usuários novos (afinal, esses ainda não ouviram nenhuma música). Se você usa o app e continua logado, não precisa logar manualmente.

+++ LEIA MAIS: Adele convence Spotify a tirar botão ‘aleatório’ dos discos: ‘Deve ser ouvido como pensamos’


2- Onde ver o Spotify Wrapped?

Na tela inicial do aplicativo, a apresentação especial estará em destaque e você só precisa clicar nela para acessar seus resultados.


3- Como acompanhar os resultados do Spotify Wrapped?

A retrospectiva acontece no formato de Stories - você pode acompanhar os quadros na sequência sem tocar em nada, pois eles mudam sozinhos, ou você pode clicar nos cantos da tela para avançar ou voltar.

+++ LEIA MAIS: Spotify amplia plataformas com rankings de música e podcast por cidade, gênero e mais


4- O que tem no Spotify Wrapped?

A retrospectiva passa por vários tópicos: quantos minutos de música você escutou no ano, a música mais ouvida, o Top 5 de música favoritas, a aura do seu gosto musical, gêneros preferidos, artista mais ouvido e mais. Um dos Stories é interativo e traz um teste de conhecimentos, o qual pode ser compartilhado com os amigos, por exemplo. 


5- Como compartilhar os resultados do Spotify Wrapped?

Cada Storie vem acompanhado da opção de compartilhamento. As informações podem ser postadas no Instagram, Facebook, Twitter, entre outras redes. Além disso, os quadros podem ser salvos como imagens no celular. Não quer compartilhar vários Stories seguidos? No final da retrospectiva, você confere o resumo do seu ano, o qual também pode ser compartilhado na web.

+++ LEIA MAIS: Marília Mendonça foi artista mais ouvida no Brasil nos streamings em 2020


6-Playlist do Spotify Wrapped

Junto com os Stories, o Spotify disponibiliza a playlist "As Mais Tocadas no seu 2021," que, assim como a retrospectiva, é personalizada com seus dados.