O que é o Spotify Wrapped e como criar a sua retrospectiva de 2019?

Pela primeira vez, você pode usar o aplicativo e fazer um resumo do ano e da década

Redação Publicado em 05/12/2019, às 15h13

None
Retrospectiva 2019 no Spotify (Foto: Reprodução)

O Spotify liberou nesta quarta, 4, o Spotify Wrapped - uma retrospectiva que fazem anualmente para que você saiba quais músicas e artistas mais ouviu nos últimos 12 meses. 

Porém, por ser final de década, desta vez o serviço também disponibilizou uma análise da década - com as músicas e artistas mais ouvidos de todos os anos no Spotify.

+++ LEIA MAIS: Qual serviço de streaming musical paga melhor os artistas?

Desta vez, é possível, também, compartilhar no Facebook,Twitter, e Instagram (Stories ou feed). 

Fizemos, abaixo, um passo a passo para você descobrir quais são suas músicas e artistas da década no Spotify:

+++ LEIA MAIS:Kevin o Chris é o artista brasileiro mais ouvido no Spotify: "A favela venceu"

1- Onde vejo?

Para poder acessar a página inicial, você precisa acessar spotify.com/br/wrapped (clique aqui para ser redirecionado). Se estiver em um computador, clique em “Entrar” ou “Bora lá” no final da página. No celular, o aplicativo do Spotify será aberto.

2- Login

Você deve, então, escolher se vai entrar com o Facebook ou com o login único do Spotify. É importante saber qual usuário você usou no ano. 

+++ LEIA MAIS: Drake lança versão do hit "Ela É Do Tipo" de MC Kevin o Chris; ouça a música

Além disso, a análise não funciona para usuários novos (afinal, esses ainda não ouviram nenhuma música).

Se você usa o app e continua logado, não precisa logar manualmente.

3- Iniciando

No app, o Spotify mostrará diversas opções - como playlists estilizadas. Mas, para ver a análise, deve clicar no quadro que encabeça tudo. Nele, está escrito “Retrospectiva 2019” e, abaixo, “Veja como foi seu ano de música no Spotify.” Clique nele.

4- As quatro estações

A primeira página mostrará as quatro bandas que você mais ouviu no verão, a primeira estação do ano no Brasil. Depois, vêm as estações seguintes. No celular, as páginas aparecerem como Stories - eles mudam sozinhos, ou você pode clicar nos cantos da tela para avançar ou voltar.

+++ LEIA MAIS: Post Malone, Billie Eilish e Lil Nas X: veja quais foram os artistas mais ouvidos do verão nos EUA

Já no navegador do computador, há duas opções: na parte de baixo da tela, há, centralizada, uma seta que vai para a página seguinte; ou, no canto esquerdo, setas que levam para a página anterior ou para a página seguinte. 

5- Artista do ano

Depois, o Spotify mostrará qual foi o artista mais ouvido por você em 2019 - e qual música da banda, cantor ou cantora você mais ouviu. Agora, há a opção de compartilhar no Twitter. 

6- Artistas mais tocados

Depois, você conhecerá os outros artistas que você mais ouviu no Spotify em 2019 - um top 5.

7- Conquiste o mundo

Em um recurso interessante, há a possibilidade de saber de quantos países vêm as músicas que você ouviu neste ano. Em uma imagem do globo Terrestre, aparece o número total dos países. 

+++ LEIA MAIS: Marília Mendonça supera Anitta e é a cantora nacional mais ouvida do Spotify Brasil

Depois, mostram-se cinco países diferentes com o principal artista. No desktop do computador, é possível usar as setas que aparecem ao lado do nome para ver outros artistas do mesmo país; no celular, não há a possibilidade. 

8- Diversidade

Aqui, há uma estatística de quais foram os estilos musicais que você mais ouviu em 2019. São cinco estilos, e as barrinhas indicam os favoritos. 

10 - A Playlist


O Spotify faz um "resumão" do seu 2019 e monta uma Playlist. Primeiro, mostra alguns dos artistas e músicas. Depois, dá a possibilidade de você ouvir a playlist na hora ou continuar vendo os "stories."

11- Iniciando a década

O Spotify "nasceu" em 2008, há 11 anos. Mas estourou aqui no Brasil há cerca de meia década. Se você usa o serviço há muito tempo, essa parte vai ser mais divertida: ele fará uma análise da sua década de 2010. 

12- Análise de tempo 

Aqui, mostram-se os minutos que você ouviu desde que entrou no Spotify, e comparam-se uns aos outros. Sempre há, nas análises anuais, o tempo de minutos ouvidos.

13- A década

Depois, mostram-se os artistas e músicas mais ouvidas, ano por ano, desde que você entrou no Spotify. No caso, quatro anos. 

14- Artista da década

Resumindo tudo, o Spotify mostra qual é o artista que você mais ouviu nos últimos 10 anos.

15- Resumão

No último story, o Spotify compartilha uma página dupla - uma, com um resumo do ano; outra, mostrando os seus favoritos da década.