Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como foi a chegada do AC/DC aos Estados Unidos como completos desconhecidos

Os primeiros shows da banda no país eram baratos e intimistas

Redação Publicado em 08/05/2020, às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
AC/DC na capa de Highway To Hell (Foto: Divulgação)
AC/DC na capa de Highway To Hell (Foto: Divulgação)

Let There Be Rock, do AC/DC, foi lançado nos Estados Unidos em 23 de julho de 1977, apenas quatro dias antes de tocarem na sede mundial de Amarillo em Austin, Texas. O disco chegou ao topo das paradas da Billboard no número 154. 

+++LEIA MAIS: Kiss, Guns, AC/DC e mais: 11 bandas que mandaram mal no primeiro show

O AC/DC desembarcou nos Estados Unidos em 27 de julho de 1977. Ao contrário dos Beatles, conseguiram se infiltrar no país sem serem notados. Assim como os Rolling Stones antes deles, a banda entrou em uma caminhonete usada e embarcou em sua primeira turnê pelos Estados Unidos.

As três primeiras datas tiveram a banda Moxy na abertura das apresentações em Austin, San Antonio, e Texas. Em 30 de julho, fizeram um show gratuito no Electric Ballroom em Dallas, apresentado pela estação de rádio K2EW.

+++ LEIA MAIS: Como foi o último show de Bon Scott com AC/DC antes da morte precoce?

Do Texas foram para a Flórida e iniciaram o longo caminho que se estenderia por dois anos e mais tarde ficaria conhecido como a “estrada para o inferno” (Highway To Hell). Uma estação de rádio em Jacksonville programou quatro ou cinco das músicas da banda em sua lista de reprodução para que o público norte-americano já se acostumasse com eles. 

Na época, a banda recebia quinhentos dólares por noite para tocar em uma casa de show, mas quando chegaram a Jacksonville com a abertura de Pat Travers, tocaram para 8.000 pessoas no Coliseu e os shows intimistas começaram a não ser suficientes. A cidade, inclusive, tornou-se um dos mais fortes mercados americanos do grupo. 

+++LEIA MAIS: Brian Johnson foi demitido do AC/DC pelo telefone: "me afoguei no uísque"

Depois de tocar 'A Day For The Kids' - uma data de caridade no Sportatorium em Hollywood, Flórida, para a estação de rádio WSHE na frente de 13.000 pessoas, começaram a ganhar público nos Estados Unidos. 

O grupo foi contratado para tocar em um bar do campus no centro de Madison na terça-feira, 16 de agosto de 1977. Tecnicamente, a décima quinta data da primeira turnê norte-americana. As primeiras datas foram indispensáveis para criar a imagem do AC/DC nos Estados Unidos. 

+++ LEIA MAIS: Back in Black: Há 39 anos, o AC/DC enfrentava a morte de Bon Scott e lançava um dos disco mais influentes do rock


+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL