Como foi a morte chocante e a volta do Superman nas HQs da DC?

A Morte e Retorno do Superman é um dos arcos mais famosos da DC Comics

Redação Publicado em 30/07/2020, às 13h30

None
A Morte do Superman (foto: reprod/ DC Comics)

 A Morte do Superman(1992) é sem dúvida uma das maiores histórias em quadrinhos da DC Comics. O rumor sobre a história foi vazado meses antes do evento real e por isso a morte do Superman recebeu cobertura sem precedentes de TV, jornais e monólogos de comediantes noturnos.

A incrível atenção atraiu muitos novos leitores para o Homem de Aço . Dado o alto nível de publicidade em torno do evento, no entanto, a DC decidiu que não poderia trazer o Superman de volta imediatamente e estragar o drama.

+++LEIA MAIS: Por que, afinal, o Superman usa um traje negro no Snyder Cut de Liga da Justiça?

Em vez disso, eles deixaram a história se estender por meses, destacando o funeral do herói, as consequências de sua morte e a chegada de vários sucessores, alguns dos quais alegavam ser o verdadeiro Superman. Embora esse enredo tenha sido adaptado para filmes de ação e animação, vamos ver como esses eventos se desenrolaram originalmente.

Surpreendentemente, a morte de Superman não chegou pelas mãos de um inimigo clássico como Lex Luthor ou Brainiac, mas de um vilão completamente novo, Apocalypse, que surgiu do nada.

+++LEIA MAIS: Jeffrey Dean Morgan diz que Michael Keaton ‘roubou’ papel de ‘Batman’: ‘Meu pedaço deste universo foi com Zack Snyder’

Os quadrinhos posteriores lhe dariam ao vilão novo uma origem que o ligaria a Krypton - revelando que ele era uma criatura geneticamente modificada que havia sido criada durante a era pré-histórica do planeta.

Com o objetivo de se tornar a melhor máquina de matar pelo cientista Bertron, a criatura foi colocada no ambiente hostil de Krypton, onde morreu, apenas para ser clonada novamente por Bertron repetidamente, até que o ciclo de morte e vida obrigasse a criação a evoluir rapidamente para uma forma incrivelmente poderosa, capaz de suportar temperaturas extremas, ataques brutais, falta de comida e até de ar.

+++LEIA MAIS: Snyder Cut - Todos os personagens que foram cortados de Liga da Justiça em 2017

Apocalypse derrubou o resto da Liga da Justiça e vagou até Metropolis, mas o Superman o seguiu. Em uma luta titânica que devastou vários edifícios simplesmente pelas ondas de choque de seus golpes, o Homem de Aço finalmente conseguiu dar um golpe fatal, mas ao custo de sua própria vida:

+++LEIA MAIS: Kristen Stewart se recusou a participar de Superman de Zack Snyder por causa de Crepúsculo

Depois de um velório emocionante com todos os heróis, houve um surgimento de novos 'Supermen' para preencher o vazio deixado por Clark Kent. Eles tinham diversas origens e maneiras diferentes de imitar o herói.

O Superboy era um clone de Clark em idade adolescente, o Superman Ciborgue era um robô feito com partes orgânicas que imitam o herói. Já Aço era John Henry Irons, um bilionário armamentista que construiu um traje estilo o do Homem de Ferro e o Erradicador era um robô de Krypton que é acionado após a morte de Clark e copia o corpo dele ao colocá-lo numa urna tecnológica na Fortaleza da Solidão:

+++LEIA MAIS: Ben Affleck ficou tão forte para o Batman que causou até problema para o dublê; entenda

Com o tempo, o Superman Ciborgue se mostrou um vilão, criado e controlado pelo alienígena Mongul. Após trair a Liga da Justiça e ameaçar o mundo, felizmente o Superman original retorna dos mortos para impedir o plano maligno:

Pin em pipocacombacon.wordpress.com

Acontece que a máquina que o Erradicador usou para copiar o corpo de Clark também inundou ele com radiação, trazendo o herói de volta de um coma curativo. Os quatro Supermen, juntos, conseguem vencer o ciborgue e restaurar completamente os poderes do Homem de Aço.

+++LEIA MAIS: Mais forte que Superman? Lista polêmica aponta 10 heróis da Marvel mais poderosos que o Homem de Aço

Para uma história nascida em parte de um frenesi da mídia, A Morte e Retorno do Superman é uma história épica, cheia de emoções humanas para equilibrar a ação ininterrupta.

O interesse pelo herói estava em declínio na década de 1990, mas sua morte - e o poder subsequente de suas histórias posteriores - ajudaram a lembrar ao mundo por que eles precisavam de um Superman.


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS