Como foi o primeiro encontro de David Bowie e John Lennon?

Tony Visconti, produtor do Starman, relembra inusitado encontro: 'Ele estava apavorado'

Amanda Marques | @tropicanasounds Publicado em 08/01/2021, às 10h12

None
John Lennon e David Bowie no programa The Old Grey Whistle Test (Foto: Reprodução)

David Bowie e John Lennon contribuíram musicalmente diversas vezes, mas você já se perguntou como dois dos maiores rockstars do planeta se conheceram? A resposta é pouco glamourosa, porém tão delicada que torna-se impossível não imaginar tal encontro com um sorriso no rosto.

O programa Bowie: Dancing Out in Space, que irá ao ar no dia 10 janeiro, marca os cinco anos da morte de David Bowie e conta com preciosos depoimentos de Tony Visconti. Visconti produziu onze álbuns de estúdio de Bowie, e relembra a história do primeiro encontro do Starman com John Lennon em um quarto de hotel em Nova York, antes de colaborações de sucesso como “Fame” e o cover de “Across The Universe”.

+++LEIA MAIS: David Bowie: 10 colaborações de peso do Camaleão do Rock [LISTA]

Segundo o produtor, Bowie estava apavorado com a ideia de conhecer Lennon e pediu que Visconti o acompanhasse para “suavizar a situação”. Ele adicionou: “Eu bati na porta à uma da manhã, e pelas próximas duas horas, John Lennon e David Bowie não se falaram. David estava sentado no chão com um caderno de desenhos e carvão, rabiscando coisas e ignorando Lennon completamente.”

“Após duas horas, ele [John] finalmente disse a David: ‘Rasgue o caderno pela metade e me dê algumas folhas. Eu quero desenhar você.’ E então, David disse: ‘Oh, essa é uma boa ideia’, e ele finalmente se abriu. John começou a fazer caricaturas de David, e David fez o mesmo com John - eles ficavam trocando desenhos e rindo, e isso quebrou o gelo.”

+++LEIA MAIS: David Bowie era ‘mais do que um Elvis’ e será lembrado como Beethoven, diz produtor

Visconti afirmou que a “grande amizade” dos dois surgiu daí. Uma semana depois do encontro, Bowie ligou para Lennon e o convidou para tocar no cover de “Across The Universe”. Após a gravação, eles trabalharam juntos no que viria a ser “Fame”, co-escrita com o guitarrista Carlos Alomar.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ CYNTHIA LUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL