Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como foi o último e terrível show de Kurt Cobain e do Nirvana, em 1994?

Falta de energia, acústica horrível e um Kurt Cobain pronto para se despedir do mundo; assista e ouça alguns trechos da apresentação em Munique

Redação Publicado em 17/02/2020, às 09h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nirvana no Live and Loud, 1993 (Foto: Jeff Kravitz/FilmMagic)
Nirvana no Live and Loud, 1993 (Foto: Jeff Kravitz/FilmMagic)

Muitas pessoas acreditam que o acústico MTV, de 1993, foi a última apresentação do Nirvana. Apesar de todo o tom de funeral do show contribuir para essa conclusão, a última vez que o trio subiu ao palco foi no dia 1º de março de 1994, em um hangar na cidade alemã de Munique. E, infelizmente, a performance foi um total desastre.

Ter sido realizado em um espaço para 3 mil pessoas e com uma acústica obviamente nada apta a receber um show barulhento de rock foram apenas alguns detalhes que tornaram a apresentação uma catástrofe: logo no começo de "Come As You Are", a banda precisou recomeçar a música por causa de um breve momento de falta de energia no local. O momento pode ser ouvido na gravação abaixo, na marca dos 17:18.

+++LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo

Além disso, Kurt Cobain estava claramente com a cabeça em outro lugar, que não ali naquele palco com os amigos Dave Grohl e Krist Novoselic. Gravações de um canal local mostram o vocalista com um olhar e com a voz muito mais carregados e desgastados do que o normal.

Assista abaixo a um trecho das filmagens.

Um dos momentos que não foi registrado em vídeo, mas demonstra claramente a dor e o estado de espírito no qual Cobain se encontrava naquele momento, foi a performance da música "Heart-Shaped Box", última música cantada no show e, consequentemente a última tocada pelo trio junto na história.  

+++LEIA MAIS: Dave Grohl ainda se arrepende de piada de mal gosto feita pelo Nirvana

Em um certo momento da canção, o vocalista inclusive parece trocar uma parte da letra em que canta "your advice" por "goodbye". Após esse show, o resto da turê foi cancelada e, no dia 5 de abril daquele mesmo ano, algumas semanas após a apresentação em Munique, Cobain se suicidou.

Ouça abaixo o registro de "Heart-Shaped Box", música final tocada no último show do Nirvana.


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA