Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como foi o último show do Led Zeppelin com John Bonham?

O baterista morreu por asfixia aos 32 anos - alguns meses depois do fim da turnê pela Europa

Redação Publicado em 10/02/2020, às 20h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

Em 1980, durante uma turnê na Europa, o Led Zeppelin fez o último show da carreira com John Bonham - alguns meses antes do baterista morrer em setembro de 1980. A última perfomance aconteceu em Berlim.

Robert Plant,Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham dividiram o palco sem muitos detalhes. Os figurinos ficaram menos incrementados e as másquinas de fumaça e lasers foram diminuídas.

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page queria a volta do Led Zeppelin, mas a banda aprendeu "uma dura lição nos anos 1980"

Além disso, alguns momentos icônicos das apresentações foram cortados, como o solo de bateria de Bonham em "Moby Dick", o solo de violino de Page em "Dazed and Confused" e a introdução de teclado de John Paul Jones em "No Quarter". 

Apesar disso, a banda tocou clássicos como "Stairway To Heaven", "Kashmir" e "Whole Lotta Love".

+++ LEIA MAIS: Robert Plant nunca imaginou que faria um disco sem o Led Zeppelin

Aos 32 anos, Bonham morreu por asfixia no dia 25 de setembro de 1980. O baterista do Led Zeppelin foi encontrado sem vida na casa de Jimmy Page. Na autópsia foi revelado que o baterista morreu por asfixia. O músico engasgou com o próprio vômito depois de consumir o equivalente a 40 doses de vodka.

Após a morte do baterista, depois de 11 anos e oito discos, o Led Zeppelin, uma das maiores bandas da história do rock, chegava ao fim. E, em 2016, John Bonham entrava para a história após a Rolling Stone EUA o eleger em primeiro lugar na lista dos “100 melhores bateristas de todo os tempos”.


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS!