Como 'imitar' a guitarra de Jimi Hendrix na icônica performance de 'Star Spangled Banner' no Woodstock?

O músico conseguiu transformar o hino dos Estados Unidos em uma canção única e muito poderosa

Redação Publicado em 02/07/2020, às 16h21

None
Jimi Hendrix (foto: Bruce Fleming / AP)

Em 18 de agosto de 1969, Jimi Hendrix revolucionou o uso da guitarra ao tocar "The Star-Spangled Banner", hino dos Estados Unidos. A versão ousada e icônica apresentou ao mundo o poder do instrumento, que possibilitou melodia, ruído e personalidade à canção adotada pelo país em 1931. As informações são da Consequence of Sound

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix: os 9 maiores guitarristas do mundo, segundo o maior guitarrista da história: de Eric Clapton a Muddy Waters

Hendrix conseguiu transformar a canção em uma música repleta de rock and roll - e se você quer tentar imitar a guitarra da versão lendária, o site Consequence of Sound separou os itens básicos: 

A guitarra de Hendrix é o primeiro ponto. Apelidada de “Izabella”, o instrumento da Fender era do modelo Olympic White 1968 Stratocaster. Como o músico era canhoto e tocava em um instrumento para destro, ele foi modificado para um melhor uso. Atualmente, a Fender criou uma réplica exata da guitarra - e também há versões de homenagem mais acessíveis. Além disso, é preciso instalar a whammy bar para conseguir o vibrato no som. 

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix: a guitarra isolada de ‘Purple Haze’ mostra toda a genialidade de um dos melhores guitarristas de todos os tempos

O amplificador certo também é necessário. Em Woodstock, o equipamento utilizado por Hendrix era uma “válvula britânica da Marshall de 110 watts  '1959' JTM, sem troca de volume ou canal principal, alimentada por três válvulas 12 AX7 e quatro EL34 [tubos ] e transmitida por meio de 16 alto-falantes em quatro caixas Marshall”, como explicou Paul Balmer no livro The Fender Stratocaster Handbook.

Atualmente, um equivalente moderno poderia ser o Marshall DSL100HR conectado à 4 caixas de som também da Marshall - assim seria possível alcançar o volume de som de Woodstock.  

+++ LEIA MAIS: Jimi Hendrix: assista à jam intimista de clássico do Elvis Presley [VÍDEO]

Os pedais certos também são importantes. Hendrix usou o pedal se efeito Wah Wah - e a empresa Dunlop ainda os fabrica com aparência e função iguais a 1969. Em Woodstock, o músico também utilizou um Arbiter Fuzz Face, que cria uma distorção encorpada. Apesar de o valor atual ser muito alto, há outros pedais de distorção de nível básico que funcionam bem, como o Boss DS-1, o Electro-Harmonix Big Muff Pi e o ProCo RAT. 

Confira a versão icônica de Hendrix:

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix chamou Paul McCartney para formar supergrupo com Miles Davis; por que deu errado?


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO