Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como Jimi Hendrix 'adquiriu' guitarra de Keith Richards?

O dono de 'Purple Haze' era amigo de Linda Keith, namorada do integrante dos Rolling Stones

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 22/05/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix (Foto: Bruce Fleming/AP) e Keith Richards (Foto:Sipa/AP Images)
Jimi Hendrix (Foto: Bruce Fleming/AP) e Keith Richards (Foto:Sipa/AP Images)

No começo da carreira, em meados dos anos 1960, Jimi Hendrix era conhecido como Jimmy James e fazia apresentações em bares. Tudo mudou quando Chas Chandler, baixista do Animals, viu um show do guitarrista Cafe Wha?, em Nova York - onde Hendrix usou uma guitarra de Keith Richards. Andrew Loog Oldham, empresário dos Rolling Stones, e o líder da Sire Records também iriam ver o trabalho do músico ao vivo. A informação é do Cheat Sheet.

Segundo o site, Jimi Hendrix não usou a guitarra de Richards por coincidência. O músico pegou o instrumento com ajuda de Linda Keith, namorada do guitarrista dos Rolling Stones que fez amizade com Hendrix alguns meses antes.

+++LEIA MAIS: O dia que Jimi Hendrix ateou fogo em uma guitarra durante um show [FLASHBACK]

Linda assumira a missão de alguma gravadora assinar com Hendrix. "Eu não conseguia acreditar como ninguém o havia notado antes, porque ele obviamente tinha notoriedade," relembrou ao The Guardian em 2013. "Jimi era surpreendente - os humores que ele podia trazer para a música, o carisma, a habilidade e presença de palco."

Para isso, o guitarrista precisaria de um instrumento adequado caso o empresário dos Rolling Stones veria ele ao vivo. Como solução, Linda pensou: "Jimi queria desesperadamente tocar uma Fender Stratocaster, como os ídolos Buddy Guy e Otis Rush fizeram," explicou no livro Hendrix: Setting the Record Straight (1992).

+++LEIA MAIS: O começo do mito dos Rolling Stones: Todos os detalhes do misterioso primeiro show de Mick Jagger, Keith Richards e companhia

Linda sabia onde encontrar tal guitarra: Keith Richards deixara uma Fender Stratocaster na suíte do hotel na qual os dois estavam hospedados. Como o integrante dos Rolling Stones estava em turnê, a namorada imaginou como ele não se importaria em emprestar a guitarra para Jimi Hendrix

No entanto, Oldham não ficou impressionado quando viu Jimmi Hendrix ao vivo. Então, Linda Keith fez outra audição para o amigo ser descoberto. Como Hendrix precisaria de uma guitarra boa para a tal performance, emprestou a Fender de Richards novamente.

+++LEIA MAIS: Em 1968, Jimi Hendrix foi preso na Suécia por confusão em hotel

"Devo admitir: as circunstâncias foram menos saborosas," afirmou Linda no livro. "Na verdade, nunca disse a Keith que levei a guitarra porque ele estava em turnê. Jimi usou os instrumentos para as audições e daí em diante. Ele não deve ter sentido falta."


+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL