Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como John Entwistle criou o nome do Led Zeppelin?

Origem do nome da banda envolve integrantes do The Who - mas há controvérsias sobre qual

Redação Publicado em 29/04/2020, às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

Existem diferentes versões para a origem do nome do Led Zeppelin, e as mais famosas incluem integrantes do The Who. Segundo uma das versões, John Entwistle, baixista do The Who, foi o responsável pela ideia para o nome, como lembra o site CheatSheet.

No livro Pretend You're In A War, o jornalista Mark Blake aborda as duas versões. Na primeira, o nome surgiu após uma sessão no estúdio de Jimmy Page e Jeff Beck, do então The Yardbirds, com Keith Moon, baterista do The Who, quando considerou formar um grupo com os músicos. 

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page achou que tinha algo de errado com Robert Plant quando eles se conheceram

A segunda versão, abordada também na biografia The Ox, sobre o baixista, credita o próprio Entwistle como responsável pela ideia, em 1966. Richard Cole, futuro responsável pelo gerenciamento das turnês do Zeppelin, Entwistle citou o nome casualmente, como uma piada sobre a banda “colidir como um zepelim de chumbo”, ou seja, “lead zeppelin”, e Cole comentou sobre a sugestão com Page.

O guitarrista do Led Zeppelin, porém, dá os créditos do nome a Moon. Em 1977, durante entrevista à Trouser Press, Page explicou. “Foi Moon, tenho certeza, apesar de qualquer coisa que Entwistle tenha dito. Estou certo de que Richard Cole pediu permissão de Moon quando decidimos usar o nome”, relembrou. 

+++ LEIA MAIS: Robert Plant e Jimmy Page fizeram uma versão acústica rara de 'Stairway to Heaven', do Led Zeppelin, em 1994; assista

Apesar da incerteza sobre a origem do nome, Page mudou a sugestão e retirou uma letra antes de oficializar o nome “Led Zeppelin” para o grupo. 


+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO