Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como John Lennon se inspirou no compositor clássico Beethoven para criar música dos Beatles?

Faixa criada ao lado de Yoko Ono faz parte do álbum Abbey Road (1969)

Redação Publicado em 12/08/2020, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images) e retrato de Ludwig van Beethoven (Foto:Reprodução/Joseph Karl Stieler)
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images) e retrato de Ludwig van Beethoven (Foto:Reprodução/Joseph Karl Stieler)

O álbum Abbey Road (1969), clássico dos Beatles, tem grandes sucessos da banda, além da capa mais icônica de todos os tempos. Músicas como “Come Together” e “Here Comes The Sun” estão entre as mais conhecidas da banda. Uma das composições de John Lennon no disco foi inspirada por Ludwig Van Beethoven, como lembra a Far Out Magazine.

Yoko Ono tocava músicas clássicas no piano quando Lennon teve a ideia de ouvir a melodia de “Moonlight Sonata”, de Beethoven, trás para frente. “Eu acabei de escrever uma música chamada ‘Because’. Provavelmente escreveremos muito mais no futuro”, contou o músico naquele ano. 

+++ LEIA MAIS: Por que Paul McCartney está descalço na capa de Abbey Road?

“John escreveu essa música, o fundo lembra Beethoven”, comentou George Harrison sobre “Because”. “E a harmonia de três partes também. Paul [McCartney] geralmente escreve as melodias mais doces e John as mais esquisitas. Mas não posso negar, essa deve ser uma das minhas favoritas no álbum. A letra é tão simples, mas a harmonia é difícil de cantar”. 


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS