Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como McDonald's ‘impediu’ Tim Burton de dirigir Batman 3, em 1992, por causa de cena específica

Patrocinadora oficial, a empresa de fast food não gostou da meleca que saia da boca de Pinguim enquanto ele morria

Redação Publicado em 22/06/2020, às 11h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Keaton como Batman (Foto: reprodução Warner)
Michael Keaton como Batman (Foto: reprodução Warner)

Tim Burton, a mente estranha dos anos 1990, foi convidado para dirigir uma trilogia de Batman, herói da DC Comics. O toque do diretor alcançou dois filmes do herói, em 1989 e 1992 - mas nunca chegou num terceiro. Boa parte disso é por causa do McDonald’s, patrocinador dos longas, e da cena final de Batman Returns.

De maneira antecipada, Tim Burton levou para as telas de Batmanseu lado sombrio e perturbador. Returns mostra, entre outros, Mulher-Gato colocando um pássaro na boca e Pinguim morando no esgoto. Mas a cena final, em que o inimigo está machucado e uma gosma escorre da boca dele, foi o ápice da repulsa para o McDonalds:

+++ LEIA MAIS: Como Nicolas Cage e Tim Burton quase estragaram Superman nos cinemas (ideia incluia traje transparente)

“Eles perguntaram: ‘O que é aquele negócio preto saindo da boca do Pinguim?’”, relembrou Burton em entrevista para Uproxx. “‘Não conseguimos vender McLanches Feliz assim!’ Foi uma reação estranha ao filme, porque metade das pessoas pensava que ele era mais leve, em relação ao primeiro, e metade o achava mais obscuro.”

A desaprovação do patrocinador foi o empurrãozinho que a Warner precisava para nunca fazer um terceiro Batmancom Tim Burton: “O estúdio achava estranho demais - queriam algo mais infantil, ou familiar. Em outras palavras, não me queriam em outro deles.”

+++ LEIA MAIS: 8 fatos que você não sabia sobre Batman 3, o filme cancelado de Tim Burton [LISTA]

À época, tudo parecia conspirar para o fim de Burton em Batman, mesmo. As bilheterias de Returnsforam fracas, ao contrário do primeiro longa da sequência. Hoje, porém, o duo do diretor de Beetlejuicesão clássicos cult do cinema de heróis. Veja Pinguim morrendo abaixo:

+++ A PLAYLIST DO SCALENE