Pulse

Como Mick Jagger inspirou o nome do álbum Rubber Soul dos Beatles?

De certa forma, o icônico quarteto de Liverpool se preocupava com os títulos das canções e dos grandes álbuns - líderes de vendas em todo o mundo

Redação Publicado em 20/10/2019, às 18h00

None
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

Nos anos 1965, o icônico quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr já haviam escrito músicas ótimas. Com "Please Please Me", "A Hard Day's Night" e a aclamada faixa de McCartney "Yesterday", os Beatles venderam milhões de discos em todo o mundo. 

No entanto, por mais cativante que as composições fossem (e os títulos das mesmas), a banda ainda precisava de certa criatividade para nomear um álbum. Nos primeiros cinco lançamentos, geralmente o nome do disco era titulado com o nome de uma música ou aderia um nome mais genérico como "With The Beatles". 

+++ LEIA MAIS: 3 músicas icônicas dos Beatles que foram censuradas pela BBC - e por quê?

Antes do lançamento do Rubber Soul, em dezembro de 1965, a banda conseguiu deixar claro que eles poderiam fazer melhor. Esse disco, inclusive, foi elencado por Harrison como o favorito com os Beatles

Na época, com um pé na psicodelia, a banda usou uma foto esticada e letras redondas para estampar a capa do álbum. O título? Veio de uma frase que McCartney ouviu de um bluesman americano para descrever Mick Jagger. "Alma plástica" dos Stones. 

+++ LEIA MAIS: 50 anos depois, Abbey Road, dos Beatles, volta a ser extremamente popular

Em Anthology, McCartney relembra o momento. 

"Acabei de ler sobre um sujeito velho nos Estados Unidos que dizia: 'Mick Jagger, cara. Bem, você sabe, eles são bons, mas são uma alma de plástico. Com o plástico, eles setornaram um pouco mais flexível e conquistaram o título."