Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como Milli Vanilli enganou todo o mundo musical e trouxe vergonha ao Grammy?

Depois de ganharem o Grammy de Melhor Artista Revelação, Milli Vanilli foi acusada de fraude

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 27/05/2021, às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rob Pilatus e Fab Morvan, do Milli Vanilli (Foto: AP/Divulgação)
Rob Pilatus e Fab Morvan, do Milli Vanilli (Foto: AP/Divulgação)

O agente Franz Farian montou a dupla alemã de reggae e dance musicMilli Vanilli, composta por Fab Morvan e Rob Pilatus, em 1988. Fizeram muito sucesso no país de origem com o disco All or Nothing (1988), e Farian os levou para o mercado internacional. Desde o começo, muitos tinham suspeitas de playback, de não cantarem as próprias músicas, por conta das apresentações ao vivo com diversas falhas. Mesmo assim, ganharam o Grammy de Melhor Artista Revelação em 1990.

De acordo com Aventuras na História, alguns artistas, como Charles Shaw, denunciaram o Milli Vanilli por fraude. As acusações, no entanto, foram ignoradas e as supostas vítimas se calaram. Depois de algum tempo, as especulações aumentaram e geraram muitas polêmicas. Finalmente, Farian admitiu a farsa.

+++LEIA MAIS: Morre John Davis, da polêmica Milli Vanilli, vítima de Covid-19

Morvan e Pilatus não eram os intérpretes reais das músicas. Foram recrutados pelo visual, por serem jovens e sensuais, como uma estratégia de publicidade. A dupla também foi vítima do plano da gravadora, assim como Charles Shaw e outros artistas os quais tentaram denunciá-la como John Davis e Brad Howell, os quais participaram das gravações do disco de estreia.

Ao final, Milli Vanilli foi demitida da gravadora e o Grammy retirou o prêmio. Outras instituições não fizeram o mesmo, pois as distinções eram baseadas em vendas, e isso era imutável mesmo depois da comprovação da fraude. 

+++LEIA MAIS: Integrante do Milli Vanilli gravará álbum com um dos dubladores da dupla

Ainda em 1990, a dupla tentou se desculpar em coletivas de imprensa: "Nós não tínhamos dinheiro. Queríamos ser estrelas. Achamos que éramos talentosos. Amávamos estar no palco. Se nós não tivéssemos aceitado essa oferta, ainda estaríamos em Munique. Eu estaria trabalhando em um McDonalds," disse Rob Pilatus, segundo informações doWashingtonPost.

Os dois tentaram continuar em carreiras solo depois da polêmica, mas nunca atingiram sucesso similar ao de Milli Vanilli. Pilatus morreu em 1988 após uma overdose acidental e Morvan gravou um disco com um dos dubladores da banda.

+++LEIA MAIS: Trajetória polêmica do Milli Vanilli será transformada em ópera 


+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL