Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como o Black Sabbath inventou o heavy metal em apenas 8 horas? Site revela detalhes

História foi revelada em livro escrito por Steve Carr

Redação Publicado em 09/09/2020, às 09h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Black Sabbath (Foto: Reprodução / Instagram)
Black Sabbath (Foto: Reprodução / Instagram)

Black Sabbath, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, formada por Ozzy Osbourne, Terry "Geezer" Butler, Bill Ward e Tony Iommi conseguiram marcar gerações e ainda inventar o heavy metal em apenas 8 horas. Afinal, como isso aconteceu? O site Louder Sound resgatou detalhes do primeiro disco do grupo, através de um trecho exclusivo de Every Record Tells A Story: A Vinyl Handbook, livro escrito por Steve Carr.

Quando tinha 20 anos, Ozzy foi demitido do emprego de abatedor, após ele atacar um colega de trabalho com uma vara depois dele ter cortado os cordões do avental do Príncipe das trevas em uma pegadinha. Então, o cantor colocou um anúncio na vitrine da Ringway Music, que dizia: "Ozzy Zig Needs Gig".

+++LEIA MAIS: Os 5 melhores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl

Pouco tempo depois, o estagiário de contador Geezer Butler, com calças de veludo boca de sino da moda e um bigode luxuoso, convidou Ozzy a fazer parte da banda Rare Breed, que havia perdido o vocalista. Então, o artista entrou no grupo.

No primeiro show deles com o Príncipe das Trevas, quando estavam na terceira música, o gerente do clube no qual eles se apresentavam, pediu para eles pararem de tocar. Geezer saiu no dia seguinte.

Mesmo com o fim da Rare Breed, Ozzy logo teve outro convite graças ao anúncio no Ringway Music. Tony Iommi e Bill Ward, cuja banda Mythology acabara de se separar depois de uma apreensão policial por porte de maconha os deixou com má reputação e sem shows, apareceram na casa do cantor. No entanto, Iommi não tinha parte de dois dedos, por conta de um acidente com uma máquina de metal.

Então, Geezer logo se juntou ao grupo, e concordou em mudar da guitarra base para o baixo. Depois de um quase escolher Polka Tulk Blues Band - em homenagem a uma marca de talco usada pela mãe de Ozzy - como nome, eles escolheram Earth como o nome da banda.

+++LEIA MAIS: Vídeo mostra o quarto de Michael Jackson visto por policiais com fotos de bebês e boneco

Eles tentaram conseguir shows usando romance e essa a estratégia ridícula de aparecer com todas as coisas em uma van fora dos locais nos quais uma grande banda estivesse vindo para a cidade, apenas no caso de eles não aparecerem. E uma vez, em 1968, essa estratégia insana e lunática para o estrelato realmente funcionou. Com Jethro Tull.

Então, a banda começou a querer mudar de nome. na cidade de volta a Aston, Iommi notou filas na esquina do cinema Oriente, por causa de um filme de terror perto de onde eles ensaiavam. "Não é estranho como as pessoas pagam para se assustarem?" disse Iommi. "Talvez devêssemos parar de fazer blues e escrever músicas assustadoras".

Lá foram Bill e Ozzy para escrever Black Sabbath, baseado em uma visão na qual Geezer calcula ter visto uma noite no final da cama de uma “figura de preto que apontou para mim”. Provavelmente era Ozzy indo ao banheiro. Geezer roubou o título de um filme de Boris Karloff, Three Faces Of Fear.

No entanto, havia outra banda cover local chamada Earth, então uma mudança de nome foi proposta para acompanhar. O empresário, Jim Simpson, não estava convencido de que chamar a banda de Black Sabbath seria uma ótima ideia.

+++LEIA MAIS: As insanas e extravagantes festas de Freddie Mercury: Mágicos, drogas e muito luxo

"Eu não acho que vocês vão chegar a lugar nenhum com isso, rapazes", disse o empresário. Ozzy respondeu: "Não é o objetivo de estar em uma banda para transar?". "Eles vão se acostumar com isso", complementou Geezer.

Com o novo nome, Black Sabbath voltou para o Star Club para outra performance. Quando Ozzy uma vez analisou os números, ele reconheceu que o grupo acabou fazendo mais shows em Hamburgo do que os Beatles. Já a gravação do álbum de estréia foi no Regent Sound Studios na Denmark Street - o mesmo estúdio em que os Rolling Stones gravaram o disco de estréia. Eles tinham um orçamento de £500.

Black Sabbath foi lançado em uma sexta-feira, 13 de fevereiro de 1970. Os críticos odiaram, mas ele alcançou a oitava posição nas paradas do Reino Unido e a vigésima terceira posição nos Estados Unidos.

Porém, por mais inesperadamente bem-sucedido que tenha sido, o álbum não foi sucesso por causa de vendas. Ele foi sucesso por causa do que se seguiu e da influência em nomes como Judas Priest, Metallica, Iron Maiden, Nirvana, Slayer, Mastodon e inúmeros ​​outros.

+++LEIA MAIS: Qual era o verdadeiro significado do final da história de Neo em Matrix, de acordo com explicações das próprias Wachowskis

Eles gravaram o álbum inteiro em apenas oito horas em um minúsculo estúdio nos fundos do que agora é uma loja de guitarras no Soho. De acordo com o Louder Sound, "demoraram oito horas para inventar o heavy metal. (Bem, oito horas, mais os dois anos anteriores, lutando por shows, trabalhando em empregos ruins em uma cidade industrial difícil)".


+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'