Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como o Nirvana invadiu um estúdio de TV para gravar um filme em 1990

Liderados por Kurt Cobain, os integrantes da banda entraram na Evergreen State College durante o Spring Break

Redação Publicado em 09/03/2020, às 19h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain (Foto: AP)
Kurt Cobain (Foto: AP)

Após lançarem Bleach, disco de estreia da banda, os integrantes do Nirvana - liderados pelo vocalista Kurt Cobain - partiram em uma missão. Os músicos invadiram o Evergreen State College durante o Spring Break para filmar vídeos amadores.

+++ LEIA MAIS: Há 25 anos Nirvana se despedia com terceiro disco In Utero

O acontecimento, relatado pela Far Out Magazine, ocorreu em 1990 e tinha um objetivo: utilizar o estúdio de TV da faculdade. O cinegrafista Alex Kostelnik ajudou os músicos. “Mostrei a Kurt como editar as coisas gravadas por ele na TV para usar nas filmagens de fundo nos vídeos”, lembrou.

Kostelnik detalhou parte do conteúdo dos vídeos de Kurt Cobain: "Ele quebrou bonecas, bonecas pegando fogo, ou coisas do tipo Toy Story, onde as bonecas estão todas erradas".

+++LEIA MAIS: Como foi o último e terrível show de Kurt Cobain e do Nirvana, em 1994?

Segundo Jon Snyder, responsável pela sessão de gravações, Cobain planejava finalizar uma fita VHS para os fãs comprarem. O músico também pretendia filmar o primeiro vídeo da banda: "O conceito original era fazer coisas no estúdio, depois ir para Aberdeen e filmar um monte de outras coisas e transformá-lo em algo de uma hora que eles venderiam para os fãs".

"Não fizemos edição nem pós-efeitos. Em vez disso, descobrimos uma maneira de fazer tudo acontecer ao vivo. Alternávamos entre as câmeras na sala de controle do estúdio para parecer editado [...] O som foi projetado ao vivo", continuou Snyder.

+++ LEIA MAIS: Courtney Love escreve homenagem emocionante para o aniversário de casamento com Kurt Cobain: 'Era um anjo'

Apesar de terem gravado duas versões, apenas uma ficou completa. Snyder vendeu a coleção de fitas dele para o Experience Music Project, em 2002: "Sabia que não poderia mantê-las com controle climático e preservadas indefinidamente por mim mesmo, mas a EMP poderia", disse.

O filme experimental inclui uma versão de "Floyd the Barber" com Chad Channing, o baterista original da banda na época do lançamento de Bleach. Posteriormente, Dave Grohl se juntou à banda. 

+++ LEIA MAIS: 18 vezes que artistas do hip-hop mencionaram Smells Like Teen Spirit do Nirvana [LISTA]

Assista ao vídeo abaixo:


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA