Como Olivia Rodrigo, com apenas 18 anos, faz história na música pop?

Cantora conquistou números e recordes incríveis com os dois primeiros singles da carreira

Redação Publicado em 12/04/2021, às 17h33

None
Olivia Rodrigo (Foto: Stefan Kohli)

Olivia Rodrigo, a incrível cantora de 18 anos que tem sido aclamadíssima pela crítica, mídia e público, lançou o primeiro single da carreira solo "Drivers license" no dia 8 de janeiro e o segundo, "Deja Vu", no dia 1 de abril. 

Desde o primeiro lançamento, Olivia Rodrigo chama atenção pelos números e recordes incríveis. "Drivers license", por exemplo, estreou em primeiro lugar na Billboard Hot 100, sendo uma das 48 canções que conseguiram estrear nos charts nesta posição, e a cantora foi uma dos apenas 7 artistas em ascensão que alcançaram esta conquista.

+++LEIA MAIS: Conheça Olivia Rodrigo: Aposta da Rolling Stone EUA para o Grammy 2022 e queridinha da Taylor Swift

O single também recebeu o Certificado de Ouro nos Estados Unidos. Na primeira semana de lançamento, acumulou mais de 107 milhões de streams globais, com mais de 76 milhões de transmissões apenas nos Estados Unidos, tornando-a a canção com maior número de streaming de áudio de todos os tempos no país. Não é pouco, né?

Com "Deja Vu", não foi tão diferente. Embora a música seja menos comercial se comparada à "Drivers License", o segundo single não deixou a desejar em números e os holofotes voltaram com força à artista.

+++LEIA MAIS: Sensível, intimista e significativo: Joshua Bassett canta as angústias do amor no primeiro EP da carreira [ENTREVISTA]

Nesta segunda, 12 de abril, "Deja Vu" estreou na oitava posição da Billboard Hot 100. Com isso, Olivia Rodrigo é a primeira artista da história a estrear os dois primeiros singles da carreira no Top 10 da parada. É, é uma conquista grandiosa para a carreira e, por ser uma cantora tão jovem, torna-se ainda mais impressionante. 

Com uma voz extremamente potente, falsetes incríveis e uma sonoridade pop única, que soa como uma mescla de Lorde e Taylor Swift, as músicas de Olivia Rodrigo transbordam sentimentos e emoções. Possivelmente por conta disso, a identificação do público tem sido tão imediata - e grandiosa. 

+++LEIA MAIS: As pessoas estão obcecadas por Olivia Rodrigo - e vamos te convencer a ficar também

Mesmo tão jovem, a artista causou muito barulho com o belíssimo e profundo trabalho de "Drivers license", e mais tarde, com a sensível e envolvente "Deja Vu". Os dois singles foram aclamadíssimos pela crítica. 

Com os números impressionantes, Olivia Rodrigo se junta a outras grandes artistas que marcaram a música pop com recordes tão precocemente na carreira. Os próximos lançamentos da discografia devem continuar mostrando a força e talento da artista.

+++LEIA MAIS: Como será a segunda temporada de High School Musical: The Musical: The Series? Novo trailer dá dicas

Para além das paradas musicais e números gigantescos, é inegável como Olivia Rodrigo, gradualmente, constrói uma carreira espetacular e fascinante dentro da música pop. 

Vale lembrar que, junto do lançamento de "Deja Vu", a cantora também anunciou o primeiro disco da carreira, *O*R, que chega ao mundo no dia 21 de maio de 2021. Você pode fazer o pré-save aqui

+++LEIA MAIS: Conheça High School Musical: The Musical The Series, série exclusiva do Disney+


Carreira com a Disney

Olivia Rodrigo também é atriz e assinou com a Disney em 2015. O primeiro trabalho da artista na emissora foi na série de comédia, Bizaardvark, lançada em 2016, que narra a história das melhores amigas Paige (Olivia Rodrigo) e Frankie (Madison Hu).

Em 2019, a cantora estrelou como a protagonista Nina "Nini" Salazar-Roberts em High School Musical: The Musical: The Series, a série exclusiva do Disney+ que se passa no universo do East High, escola da famosa franquia High School Musical. A segunda temporada será lançada semanalmente a partir do dia 12 de maio.

+++LEIA MAIS: Os 3 aspectos apaixonantes da apresentação de Olivia Rodrigo no The Tonight Show [LISTA]

Para a primeira temporada, inclusive, Olivia Rodrigo escreveu a faixa "All I Want" para compor a trilha sonora da série. A faixa, interpretada pela atriz, é um destaque da produção, e recebeu Certificado de Ouro, além de estrear na Billboard Hot 100.

+++LEIA MAIS: 6 fatos sobre High School Musical que você provavelmente não sabia [LISTA]


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.

Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana

+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]

As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.

Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:

+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda


6 - All Apologies

Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged

+++LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo


5 - Drain You

O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.

Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.

"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.

+++LEIA MAIS: O dia em que Kurt Cobain teve overdose de heroína antes de tocar no Saturday Night Live [FLASHBACK]


4 - Come As You Are

Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico  recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.

Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind(1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.

+++ LEIA MAIS: Fotógrafo encontra imagens inéditas de um dos primeiros shows do Nirvana no Reino Unido


3 - Heart-Shaped Box

Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone,Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."

Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero(1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa. 


2 - Smells Like Teen Spirit

"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvanae deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.

"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.

+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?


1 - Lithium

Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind(1991) merece a colocação.

"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'