Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como os Beatles escolheram o nome da banda?

Algumas teorias tentam explicar a origem do nome do icônico quarteto britânico formado em 1960

Redação Publicado em 05/08/2019, às 12h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

Algumas bandas são diretas quando os fãs se questionam sobre a origem de seus nomes. Exceto os Beatles. Apesar de serem considerados lendários e o seu nome ser conhecido em todo o mundo até hoje, muitas pessoas não fazem ideia do por que eles são chamados de The Beatles

No começo de tudo, antes do quarteto ser alguma coisa, havia um grupo conhecido como The Quarrymen. Fundada na década de 1950 por John Lennon, foi uma banda formada por ele e alguns colegas de escola do Quarry Bank High School.

+++ LEIA MAIS: Por que a turnê dos Beatles de 1966 foi a última?

Em 1957, Paul McCartney se juntou ao grupo depois de vê-los tocar ao vivo e George Harrison chegou logo depois. Passados três anos, Lennon começou a estudar no Liverpool College of Art e seus antigos companheiros deixaram a banda, assim, The Quarrymen, sem a formação original, não fazia mais sentido, e então, eles decidiram criar um novo nome. 

+++ LEIA MAIS: Alguém isolou as linhas de baixo do disco Abbey Road, dos Beatles, e é incrível; ouça

Existem algumas teorias a respeito de onde surgiu o nome "The Beatles". Uma delas, e amplamente aceita, veio da primeira esposa de Lennon, Cynthia. Já a outra, veio de Derek Taylor, que de acordo com as suas memórias, afirma que o nome veio de um filme de 1953, The Wild One, no qual o personagem de Marlon Brando se referiu a sua "gangue" que vestia jaquetas de couro como "besouros jovens". Esta teoria, claro, não é completamente sólida, já que The Wild Onefoi banido no Reino Unido até 1967, então é improvável que algum integrante tenha o visto em 1960.

Já os próprios Beatles deram respostas diferentes durante as entrevistas. Lennon, por exemplo, foi questionado durante um encontro com Dusty Springfield, e respondeu que "simplesmente tinha pensado nisso".

++++ LEIA MAIS: Paul McCartney cita Martha, cachorra que inspirou músicas dos Beatles, em pedido à universidade

No entanto, quando o astro publicou a biografia do quarteto em 1961, Lennon alegou que o nome veio de um sonho. 

"Muitas pessoas perguntam o que são os Beatles", escreveu. "Por que Beatles? Beatles, como esse nome surgiu? Então, vou dizer: veio em uma visão - um homem apareceu e disse:  "A partir deste dia vocês são os Beatles com 'A'. 'Obrigado senhor', dissemos agradecendo."

Grande parte dos fãs não acredita que essa teoria é verdadeira e também se questionam sobre a razão de: Por que é escrito "Beatles" e não "Beetles"?

+++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos

Um poeta chamado Royston Ellis alegou que ele foi o único que pensava em mudar o extra "e" por um "a". Depois de um tempo, foi confirmado que Ellis estava de fato saindo com John Lennon e Stuart Sutcliffe quando pensavam do nome.

De acordo com Ellis, na época, Lennon decidiu soletrar o nome simplesmente como "Beetles", mas Ellis disse a ele para incluir a referência de batida, de beat music. 

Depois de várias décadas, a razão da escolha do nome ainda é incerta. Porém, a única coisa que não permite dúvida é de que os The Beatles foram uma das maiores bandas da história.

+++ LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019