Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

As principais influências de filmes de terror em bandas de heavy metal: De Black Sabbath a Rob Zombie

O heavy metal nasceu inspirado pelo terror e os dois gêneros nunca se separaram

Redação Publicado em 09/03/2020, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ozzy Osbourne (Foto:Natacha Pisarenko/AP)
Ozzy Osbourne (Foto:Natacha Pisarenko/AP)

Desde o surgimento do metal nos anos 1970, os filmes de terror são a fonte de inspiração primária de bandas como Black Sabbath e Alice Cooper. O gênero cinematográfico influenciou a escolha de nome dos grupos, sonoridade, temática das composições e estética das bandas de metal.

E para relembrar os melhores momentos de influência do cinema na música, o site Loudwire fez uma lista de fatos curiosos sobre essa relação.

A ideia para o nome do Black Sabbath surgiu do filme homônimo de Boris Karloff, lançado em 1963. O amor de Geezer Butler e Tony Iommi pelo terror impulsionou a banda a produzir o equivalente sonoro aos filmes clássicos da Hammer Films, produtora britânica especializada no gênero. “Queríamos criar uma sensação como a dos filmes de terror, tentar criar uma tensão na música. Pensamos que seria muito bom conseguir essa atmosfera, esse medo e excitação”, explicou Iommi à BBC

+++ LEIA MAIS: 9 discos para entender o metal que completam 50 anos em 2020: Led Zeppelin, Black Sabbath e mais

O primeiro álbum de death metal, Scream Bloody Gore (1987), do Death, tem influência direta de Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio em “Evil Dead”, além de narrar o apocalipse zumbi em “Zombie Ritual”.

Para fãs de filmes slasher como O Massacre da Serra Elétrica (1974) e Halloween (1978), bandas como Cannibal Corpse e Suffocation fortaleceram o death metal, transportando as cenas de brutalidade das telas para as letras.

A carreira de Rob Zombie prova o sucesso da união entre metal e o terror. O nome da banda White Zombie, liderada por Rob, é uma homenagem ao filme Zumbi Branco (1932), considerado o primeira longa sobre zumbis.

Na carreira solo de Zombie, a paixão pelos clássicos do terror continua clara, como em “Living Dead Girl”, releitura do filme O Gabinete do Dr. Caligari. Em 2003, o gosto pelos filmes de terror o levou a iniciar uma carreira de diretor. 

+++ LEIA MAIS: Os 6 nomes mais estúpidos de bandas de metal dos anos 2000 - uma lista cruel, mas verdadeira

A união entre terror e metal continua com bandas como Cattle Decapitaion, Infant Annihilator e Behemoth.

A nova máscara de Corey Taylor, do Slipknot, foi feita pelo maquiador Tom Savini, responsável por caracterizar personagens de filmes como O Despertar dos Mortos e Creepshow - Arrepio do Medo


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA