Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como Psicose, clássico do terror, inspirou os Beatles em 'Eleanor Rigby'?

A trilha sonora da produção de Alfred Hitchcock foi essencial para dar outra perspectiva à canção do Fab Four

Redação Publicado em 01/04/2020, às 17h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles (Foto: AP)
Beatles (Foto: AP)

Em qualquer coisa que os Beatles pudessem se inspirar, eles fariam. O clássico de Yellow Submarine, por exemplo, além de ter sido influenciado por algumas idas de Paul McCartney e John Lennon ao cemitério, "Eleanor Rigby" surgiu por causa de um filme de terror. 

+++ LEIA MAIS: Filho achava John Lennon 'hipócrita' por defender a paz, o amor e destruir a própria família

Segundo o Cheat Sheat, a maior banda de rock de todos os tempos se inspirou em Psicose, do renomado cineasta Alfred Hitchcock

Apesar dos violinos da música não soarem tão aterrorizantes como os violinos presentes na trilha sonora de Psicose, a "ousadia" deles fez com que McCartney sentisse que poderia incorporar o instrumento na canção. 

+++ LEIA MAIS: Qual hit dos Beatles foi gravado por Paul McCartney e John Lennon sem George Harrison e Ringo Starr

George Martin, produtor dos Beatles, lembrou: "Ele [Paul] veio até mim com 'Eleanor Rigby', que clamava por cordas, e eu disse que 'as cordas não deviam ser suaves como de 'Yesterday', mas algo muito nervoso'". Com isso, McCartney apresentou a trilha sonora de Psycho para dar a Martin uma ideia do que a faixa poderia vir a ser. 

No fim, a fusão de elementos ajudou a cobrir a solidão desesperada da composição e a instrumentação foi um pouco psicopata, muito Martin e muito Beatles.

+++ LEIA MAIS: Por que Mick Jagger detestou 'Love Me Do' dos Beatles?


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?