Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como Quentin Tarantino criou cena favorita de Bastardos Inglórios?

Vídeo explica detalhes da criação do suspense no filme do lendário cineasta

Redação Publicado em 27/08/2020, às 19h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quentin Tarantino (Foto: Vianney Le Caer / Invision AP)
Quentin Tarantino (Foto: Vianney Le Caer / Invision AP)

Dentro de cada filme de Quentin Tarantino há enormes complexidades. Com tanta riqueza nos textos e nas sequências das cenas, imaginar o cineasta escolhendo a cena favorita é, possivelmente, uma tarefa difícil. As informações são da Far Out Magazine

+++LEIA MAIS: Em 1994, Tarantino escolheu as 3 melhores fitas de VHS - em uma locadora; assista

Na Comic-Con de San Diego, Tarantino revelou: "Minha cena favorita que já escrevi foi a cena na casa da fazenda francesa no início de Bastardos Inglórios.". Nela, o coronel Hans Landa (Christoph Waltz) chega a uma fazenda, onde ele suspeita que uma família judia esteja hospedada. 

Logo, o coronel se senta com o fazendeiro francês Perrier LaPadite (Denis Menochet) e, enquanto toma um copo de leite, o interroga sobre o paradeiro da família Dreyfus. Um jogo perturbante começa neste momento. 

+++LEIA MAIS: Playlist de Quentin Tarantino: quais são as músicas que tocam nos filmes do diretor?

Apesar de faltarem mais de duas horas para acabar o filme, essa cena pode ser considerada uma obra-prima isolada. O canal do YouTube Lessons From The Screenplay apresenta um vídeo fantástico sobre o que torna este momento de abertura tão psicologicamente perturbante. 

Michael Tucker, o criador da série de vídeos, baseado em pesquisas sobre a natureza do suspense, destaca os “principais componentes das experiências de tensão”, incluindo a falta de controle e incerteza, de acordo com a Far Out Magazine

+++LEIA MAIS: Guia Quentin Tarantino: onde assistir aos filmes do cineasta?

Em uma entrevista que foi colocada no vídeo, o lendário cineasta explica: "É como se o suspense fosse um elástico e eu só vou esticando, esticando e esticando para ver até onde pode esticar."

Embora a cena da fazenda pudesse ser considerada uma obra-prima isolada, ela também incorpora algumas técnicas de marca registrada reconhecíveis de Tarantino, como longos trechos de diálogo cheios de tangentes. 

+++LEIA MAIS: Tarantino revela a cena favorita da história do cinema - e o filme é um clássico do faroeste de 1966

Em outro vídeo de entrevista, o diretor afirma: "Parte do meu plano é que a partir das minúcias sobre nada, você não perceba que está sendo informado de um ponto importante da trama até que aquilo se torne importante."

Isso é refletido na maneira como o coronel toma o leite, por exemplo. Conforme a conversa avança, o público, assim como LaPadite, perde o controle sobre o resultado. Como Tucker explica: "O fato de estarmos assistindo a um filme de Tarantino aumenta o suspense. Sabemos que haverá consequências e Tarantino não tem escrúpulos em mostrar violência."

+++ LEIA MAIS: Kill Bill, Rambo e Pulp Fiction: os 7 filmes mais sangrentos já produzidos [LISTA]

A cena da fazenda impulsiona o filme a um status lendário com uma performance de tirar o fôlego de Christoph Waltz. Assista ao vídeo que explica a criação das cenas de suspense de Bastardos Inglórios:


+++ XAMÃ: MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO, DE NIRVANA A TUPAC