Como Quentin Tarantino criou cena favorita de Bastardos Inglórios?

Vídeo explica detalhes da criação do suspense no filme do lendário cineasta

Redação Publicado em 27/08/2020, às 19h57

None
Quentin Tarantino (Foto: Vianney Le Caer / Invision AP)

Dentro de cada filme de Quentin Tarantino há enormes complexidades. Com tanta riqueza nos textos e nas sequências das cenas, imaginar o cineasta escolhendo a cena favorita é, possivelmente, uma tarefa difícil. As informações são da Far Out Magazine

+++LEIA MAIS: Em 1994, Tarantino escolheu as 3 melhores fitas de VHS - em uma locadora; assista

Na Comic-Con de San Diego, Tarantino revelou: "Minha cena favorita que já escrevi foi a cena na casa da fazenda francesa no início de Bastardos Inglórios.". Nela, o coronel Hans Landa (Christoph Waltz) chega a uma fazenda, onde ele suspeita que uma família judia esteja hospedada. 

Logo, o coronel se senta com o fazendeiro francês Perrier LaPadite (Denis Menochet) e, enquanto toma um copo de leite, o interroga sobre o paradeiro da família Dreyfus. Um jogo perturbante começa neste momento. 

+++LEIA MAIS: Playlist de Quentin Tarantino: quais são as músicas que tocam nos filmes do diretor?

Apesar de faltarem mais de duas horas para acabar o filme, essa cena pode ser considerada uma obra-prima isolada. O canal do YouTube Lessons From The Screenplay apresenta um vídeo fantástico sobre o que torna este momento de abertura tão psicologicamente perturbante. 

Michael Tucker, o criador da série de vídeos, baseado em pesquisas sobre a natureza do suspense, destaca os “principais componentes das experiências de tensão”, incluindo a falta de controle e incerteza, de acordo com a Far Out Magazine

+++LEIA MAIS: Guia Quentin Tarantino: onde assistir aos filmes do cineasta?

Em uma entrevista que foi colocada no vídeo, o lendário cineasta explica: "É como se o suspense fosse um elástico e eu só vou esticando, esticando e esticando para ver até onde pode esticar."

Embora a cena da fazenda pudesse ser considerada uma obra-prima isolada, ela também incorpora algumas técnicas de marca registrada reconhecíveis de Tarantino, como longos trechos de diálogo cheios de tangentes. 

+++LEIA MAIS: Tarantino revela a cena favorita da história do cinema - e o filme é um clássico do faroeste de 1966

Em outro vídeo de entrevista, o diretor afirma: "Parte do meu plano é que a partir das minúcias sobre nada, você não perceba que está sendo informado de um ponto importante da trama até que aquilo se torne importante."

Isso é refletido na maneira como o coronel toma o leite, por exemplo. Conforme a conversa avança, o público, assim como LaPadite, perde o controle sobre o resultado. Como Tucker explica: "O fato de estarmos assistindo a um filme de Tarantino aumenta o suspense. Sabemos que haverá consequências e Tarantino não tem escrúpulos em mostrar violência."

+++ LEIA MAIS: Kill Bill, Rambo e Pulp Fiction: os 7 filmes mais sangrentos já produzidos [LISTA]

A cena da fazenda impulsiona o filme a um status lendário com uma performance de tirar o fôlego de Christoph Waltz. Assista ao vídeo que explica a criação das cenas de suspense de Bastardos Inglórios:

 

 


+++ XAMÃ: MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO, DE NIRVANA A TUPAC