Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como Russell T Davies salvou Doctor Who com renovação da série?

O roteirista era um grande fã da série, e insistiu para a BBC retomar o projeto

Vitória Campos (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 27/04/2021, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Russell T Davies (Foto: Tony Hassall / Wikimedia Commons) e Christopher Eccleston como o Doutor (Foto: Divulgação / BBC)
Russell T Davies (Foto: Tony Hassall / Wikimedia Commons) e Christopher Eccleston como o Doutor (Foto: Divulgação / BBC)

Russell T Davies é roteirista e produtor de televisão conhecido por trabalhos como Assumidos (2000), Bob & Rose (2001), The Second Coming (2003) e pela renovação de 2005 da série Doctor Who. Nascido no País de Gales, completa 58 anos nesta terça, 27. 

Davies sonhava em ser ilustrador de história em quadrinhos quando criança, mas, após conselho de um orientador, dedicou-se à carreira em roteiro de peças de teatro e televisão. Formou-se na Universidade de Oxford, e logo se juntou ao departamento infantil da BBC

+++ LEIA MAIS: Whoopi Goldberg quer ser a primeira americana a interpretar Doctor Who

Em 1994, começou a escrever séries direcionadas para o público adulto, e após ter trabalhado em vários projetos como Springhill (1996) e Casanova (2005), Davies finalmente encontrou o maior projeto: a renovação de Doctor Who

Davies era um grande fã da produção, e até enviou uma história para Doctor Who no começo da carreira, mas foi rejeitado.

+++ LEIA MAIS: Nova temporada de Doctor Who deve estrear ‘o mais rápido possível’, diz showrunner

A edição original da série britânica foi ao ar de 1963 a 1989, e mostrava um Doutor explorando o universo em uma máquina do tempo - uma nave conhecida como Tardis - semelhante a uma cabine policial de Londres, Reino Unido.

A série já estava em hiato há 16 anos, até que Davies pressionou a BBC para retomar, mas de uma maneira mais atual, com cara do Século XXI. A produção começou em 2004 e tinha oito roteiros escritos por Davies. Ele chegou a pedir para J.K. Rowling escrever um episódio, mas a autora tinha outros compromissos. 

+++ LEIA MAIS: Orgulho LGBTQ+: Doctor Who ganhará primeira companheira transsexual

Em 26 de março de 2005, foi ao ar o primeiro episódio da renovação de Doctor Who, com Christopher Eccleston como o Doutor. O piloto foi muito bem recebido pela crítica e público, e conseguiu mais de dez milhões de espectadores. 

Com Davies à frente da série, a popularidade aumentou muito, e a produção ganhou o British Academy Television Award 2006 de Melhor Série de Drama. Doctor Who é um dos principais programas da BBC  até hoje, e o roteirista conseguiu produzir vários spin-offs, como Torchwood e The Sarah Jane Adventures.

+++ LEIA MAIS: 4 papéis importantes na carreira de Peter Capaldi: de Doctor Who a Momento Inesquecível [LISTA]

+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL