Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como a Segunda Guerra Mundial impactou o Oscar de 1942? [FLASHBACK]

Bette Davis, presidente da Academia na época, fez um plano para realizar uma cerimônia mais simples e respeitosa

Felipe Grutter | @felipegrutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 19/04/2021, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estatueta do Oscar (Foto: Andrew H. Walker /  Getty Images)
Estatueta do Oscar (Foto: Andrew H. Walker / Getty Images)

A pandemia de coronavírus não foi a primeira crise mundial a impactar o Oscar, prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em 1942, ano da 14ª edição, acontecia a Segunda Guerra Mundial, disputada entre Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (França, Inglaterra, EUA e União Soviética/URSS).

Segundo informações da Variety, o Oscar de 1942 quase foi cancelado com a entrada dos Estados Unidos no conflito depois dos ataques das forças japonesas em Pearl Harbor, base naval estadunidense em Honolulu, Havaí.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 coisas que aprendemos em Collective, indicado a Melhor Documentário [LISTA]

Por ser um momento de tensão, a Academia ficou com receio de fazer algo responsável por desrespeitar quem sofria. Esse medo fez a organização do evento a cancelar temporariamente a edição daquele ano antes de realizar uma cerimônia mais séria, a qual reconheceu e honrou as circunstâncias da época.

Bette Davis, presidente da Academia na época, foi a grande responsável pela realização do evento em 1942. Como Variety relembrou, Davis apresentou um plano para mover a cerimônia de um salão para um auditório - também sugeriu show ao vivo no lugar de um jantar de comemoração. Cogitou vender ingressos ao público, com a renda revertida à Cruz Vermelha.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 filmes para conhecer Frances McDormand, indicada como Melhor Atriz por Nomadland [LISTA]

O Oscar naquele ano aconteceu em 26 de fevereiro de 1942, mas mais simplificado. O after-party (festa pós-cerimônia) de tradição foi cancelado. Mulheres usaram vestidos menos sofisticados e homens optaram por ternos no lugar de smokings. O apresentador Jimmy Stewart e Donald Crisp, vencedor em Melhor Ator Coadjuvante, vestiram uniformes militares.

Os principais ganhadores do Oscar 1942 foram Como Era Verde o Meu Vale (Melhor Filme), John Ford (Melhor Diretor), Gary Cooper (Melhor Ator), Joan Fontaine (Melhor Atriz), Donald Crisp (Melhor Ator Coadjuvante), Mary Astor (Melhor Atriz Coadjuvante), Cidadão Kane (Melhor Roteiro Original) e Que Espere o Céu (Melhor Roteiro Adaptado).

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 curiosidades de Judas e o Messias Negro, indicado a Melhor Filme


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL