Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como será o retorno de Princesa Leia a Star Wars após morte de Carrie Fisher?

A atriz morreu em 2016, depois de estrelar em cinco filmes da saga de George Lucas - mas não pode gravar A Ascensão Skywalker, conclusão da história que estreia em 2019

Redação Publicado em 08/12/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Star Wars (Foto: Reprodução / Lucasfilm)
Star Wars (Foto: Reprodução / Lucasfilm)

Carrie Fisher foi eternizada como Princesa Leia em 1977, quando estrelou Star Wars: Uma Nova Esperança, primeiro filme da saga de nove longas de George Lucas. Depois, apareceu também em Império Contra-Ataca e Retorno de Jedi, as conclusões da trilogia inicial - a primeira de três. 

A atriz foi chamada para reviver Leia na terceira e última trilogia de Star Wars, iniciada por Despertar da Força em 2015. Gravou, também, a continuação deste - Os Últimos Jedi- em 2016, e morreu antes da estreia nos cinemas.

+++ LEIA MAIS: Vazamento de Star Wars: Ascensão Skywalker revela porque Leia nunca se tornou uma Jedi

Mesmo assim, a personagem aparecerá em A Ascensão Skywalker, último filme da saga original de Star Wars, que chega aos cinemas no dia 19 de dezembro. Então, fica a questão: como vão mostrar Princesa Leia em uma nova produção se Carrie Fisher morreu em 2016?

Como J. J. Abrams, diretor de A Ascensão Skywalker, explicou para a People, “você não quer outra pessoa [no lugar], e nem quer que ela desapareça.” Então, teve uma solução criativa: rever todas as filmagens de Despertar da Forçae Os Último Jedi, verificar o que era inédito e incorporar em uma nova trama.

+++ LEIA MAIS: Quem é o Baby Yoda: conheça o mais novo queridinho da internet da série The Mandalorian 

Para isso, algumas alterações aconteceram na história. Abrams não quis detalhar quais, mas há uma teoria que A Ascensão Skywalkerseria, em um primeiro momento, inteiramente focada em Leia - já que Despertar da Forçafalou de Han Solo (Harrison Ford) e Os Último Jedidestacou Luke Skywalker (Mark Hamill) - para completar o “trio” inicial.

Há, também, alguns efeitos especiais para reconstrução de face. “Foi uma de nossas maiores conquistas trazê-la de volta para este filme,” gabou-se Roger Guyett, supervisor dos efeitos visuais de Star Wars. “Espero que as pessoas não fiquem distraídas de maneira alguma pelo processo que escolhemos para colocá-la de novo nas telonas. Por Carrie, tentamos com muito amor preservar a performance.”

+++ LEIA MAIS: Star Wars: Mark Hamill revela como Luke estará no próximo filme

As imagens de Carrie Fisher usadas em Star Wars: A Ascensão Skywalkerforam autorizadas por Billie Lourd, filha da atriz - a jovem de 27 anos também fez parte da saga, e interpretou Tenente Connix na nova trilogia.

Durante a Comic Con Experience, a CCXP, no painel dedicado à Star Wars, Abrams explicou o funcionamento das filmagens sem um dos atores presentes, algo comum em Hollywood, quando atores filmam cenas sem contracenar com outro, por problemas de agenda.

"Nesse caso, isso aconteceu, só que quatro anos depois, e infelizmente ela não estava mais entre nós", disse o diretor. "Nós viamos as cenas dela antes de gravar, para poder responder a isso", concluiu Daisy Ridley.


+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'