Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como ‘Thriller’, hit de Michael Jackson, foi escrito para o Rei do Pop?

O compositor Rod Temperton falou à revista M sobre o processo de criação da faixa

Redação Publicado em 16/12/2020, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael e Ola Ray no clipe de “Thriller” (Foto: Reprodução)
Michael e Ola Ray no clipe de “Thriller” (Foto: Reprodução)

Michael Jackson superou os limites da música pop com o disco Off the Wall, de 1979. No entanto, foi somente em 1982 que o artista lançou seu verdadeiro fenômeno mundial, Thriller, um dos mais vendidos da história.

Você certamente se lembra da faixa-título do álbum, que acompanha um clipe hiper mega famoso e aterrorizante. Mas como a música chegou às mãos do Rei do Pop?

+++ LEIA MAIS: Bizarrice e briga por lhama: A curiosa amizade de Michael Jackson com Freddie Mercury

“Thriller” surgiu da mente do compositor Rod Temperton, que já havia trabalhado com Michael nas músicas “Off the Wall”, “Rock with You” e “Burn this Disco Out”, todas do disco anterior. Eles se deram muito bem juntos e renovaram a parceria para mais três sucessos: além de “Thriller”, “The Lady in My Life” e “Baby Be Mine”.

Falando sobre o primeiro deles à revista M, Rod revelou que Michael amava filmes de terror, então veio a ideia de escrever algo “realmente teatral.”

“Fiquei realmente impressionado com a participação de  Michael na seção rítmica ao gravar ‘Don't Stop 'Til You Get Enough’ e queria escrever algo que tivesse o mesmo poder, mas com uma estrutura melódica mais dramática”, disse.

Mas não foi até uma noite sozinho, trancado num quarto de hotel, que o nome da composição surgiu. Depois, o resto veio fácil.

+++ LEIA MAIS: Tratamento contra acne e mutilação genital: A suposta castração química de Michael Jackson

“No meu processo de escrita, eu ouço todas as partes musicais antes mesmo de chegar às letras”, revelou Rod. “Esta era claramente uma produção tão grande que tinha que ser a faixa-título do disco, só que ainda não tinha letra - e ‘Starlight’ [o nome original da música] não me parecia bom o suficiente.”

Ao voltar para o hotel todas as noites, ele escrevia alguns títulos. Quando pensou em “Midnight Man”, o produtor de Thriller, Quincy Jones, entendeu que Rod estava no caminho certo, mas ainda não havia chegado lá.

“Na manhã seguinte, eu me lembrei de ‘Thriller’, mas era uma palavra horrível de cantar. Soava terrível”, continuou. “Mas conseguimos que Michael cuspisse no microfone algumas vezes e deu certo. Assim que conseguimos o título, as letras foram escritas em algumas horas, apenas.”

Posteriormente, o ator Vincent Price se juntou a eles para trabalhar na música, assim como o diretor John Landis, que dirigiu o clipe. A equipe estava completa.

+++ LEIA MAIS: Quando Michael Jackson realmente se tornou Michael Jackson

Segundo a Vanity Fair, John foi contatado por Michael dada sua habilidade de fazer filmes de terror. Ele, contudo, se recusou a fazer apenas um clipe, afirmando que só o faria se fosse um curta-metragem, que seria narrativo e pudesse ser lançado nos cinemas.

Michael concordou e deu início a uma longa relação de trabalho entre eles, que inclui o clipe de “Black or White”.


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes!


+++ PÉRICLES: 'QUEREMOS FAZER O NOSSO SOM, MOSTRAR NOSSA VERDADE E LUTAR POR IGUALDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL