Como um serial killer inspirou episódio de Seinfeld?

"The Masseuse", da 5º temporada, teve personagem inspirado no assassino Joel Rifkin, condenado por matar 9 mulheres em NY

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 04/04/2021, às 18h00

None
Seinfeld (reprodução)

Conhecida por ser uma série sobre o "nada", Seinfeldfoi um fenômeno na década de 1990 ao mostrar a horribilidade básica dos personagens Jerry Seinfeld (interpretado pelo próprio humorista), George (Jason Alexander), Elaine (Julia Louis-Dreyfus) e Kramer (Michael Richards), que eram geralmente egoístas e terríveis, mas recebiam de volta o que mereciam. 

Alguns dos 180 episódios das nove temporadas abordavam temas como racismo, homofobia e xenofobia - sempre de forma peculiar e ácida. O sitcom também já se inspirou em um serial killer no episódio "The Masseuse" [A Massagista], o 9º da quinta temporada, em 1993.  

+++LEIA MAIS: Jerry Seinfeld explica momento arrogante em entrevista de 2007 com Larry King

No capítulo, o novo namorado de Elaine se chama Joel Rifkin (Anthony Cistaro), que, na vida real é o nome de um dos piores assassinos em série da história de Nova York, condenado por matar nove mulheres (com suspeita de ter tirado a vida de 17) entre 1989 e 1993. Suas vítimas eram na maior parte prostitutas e usuárias de drogas. 

Curiosamente, o episódio de Seinfeld com o personagem inspirado em Joel Rifkin foi ao ar apenas cinco meses após a sua prisão. Ou seja, o assunto assustador estava fresco na memória dos novaiorquinos.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

De acordo com o site Oxygen, o roteirista de Seinfeld, Peter Mehlman, estava lendo sobre JoelRifkin, que dominou a mídia de Nova York em 1993, e isso inspirou a história que se tornaria "The Masseuse".

Namorado de Elaine no episódio, Joel Rifkin era um cara legal que se recusa a mudar de nome só porque um monstro horrível tem o mesmo nome. Elaine fica cada vez mais perturbada com a coincidência, especialmente quando seus colegas de trabalho a provocam dizendo para não dormir de costas para ele. 

+++LEIA MAIS: Qual o episódio que Jerry Seinfeld mais detesta em Seinfeld, e por quê?

O auge do capítulo é quando Rifkin dá ingressos para um jogo do Giants para Kramer. Chegando ao estádio, o personagem de Michael Richards esquece o documento de identidade, fazendo com que os funcionários locais usem o sistema de som para pedir que Joel Rifkin compareça à entrada, e claro, deixando o namorado de Elaine com o maior constrangimento perante as pessoas. 


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA