Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como um serial killer inspirou episódio de Seinfeld?

"The Masseuse", da 5º temporada, teve personagem inspirado no assassino Joel Rifkin, condenado por matar 9 mulheres em NY

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 04/04/2021, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seinfeld (reprodução)
Seinfeld (reprodução)

Conhecida por ser uma série sobre o "nada", Seinfeldfoi um fenômeno na década de 1990 ao mostrar a horribilidade básica dos personagens Jerry Seinfeld (interpretado pelo próprio humorista), George (Jason Alexander), Elaine (Julia Louis-Dreyfus) e Kramer (Michael Richards), que eram geralmente egoístas e terríveis, mas recebiam de volta o que mereciam. 

Alguns dos 180 episódios das nove temporadas abordavam temas como racismo, homofobia e xenofobia - sempre de forma peculiar e ácida. O sitcom também já se inspirou em um serial killer no episódio "The Masseuse" [A Massagista], o 9º da quinta temporada, em 1993.  

+++LEIA MAIS: Jerry Seinfeld explica momento arrogante em entrevista de 2007 com Larry King

No capítulo, o novo namorado de Elaine se chama Joel Rifkin (Anthony Cistaro), que, na vida real é o nome de um dos piores assassinos em série da história de Nova York, condenado por matar nove mulheres (com suspeita de ter tirado a vida de 17) entre 1989 e 1993. Suas vítimas eram na maior parte prostitutas e usuárias de drogas. 

Curiosamente, o episódio de Seinfeld com o personagem inspirado em Joel Rifkin foi ao ar apenas cinco meses após a sua prisão. Ou seja, o assunto assustador estava fresco na memória dos novaiorquinos.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

De acordo com o site Oxygen, o roteirista de Seinfeld, Peter Mehlman, estava lendo sobre JoelRifkin, que dominou a mídia de Nova York em 1993, e isso inspirou a história que se tornaria "The Masseuse".

Namorado de Elaine no episódio, Joel Rifkin era um cara legal que se recusa a mudar de nome só porque um monstro horrível tem o mesmo nome. Elaine fica cada vez mais perturbada com a coincidência, especialmente quando seus colegas de trabalho a provocam dizendo para não dormir de costas para ele. 

+++LEIA MAIS: Qual o episódio que Jerry Seinfeld mais detesta em Seinfeld, e por quê?

O auge do capítulo é quando Rifkin dá ingressos para um jogo do Giants para Kramer. Chegando ao estádio, o personagem de Michael Richardsesquece o documento de identidade, fazendo com que os funcionários locais usem o sistema de som para pedir que Joel Rifkin compareça à entrada, e claro, deixando o namorado de Elaine com o maior constrangimento perante as pessoas. 


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA