Como David Bowie ficou com 'olhos de alienígena' após briga por uma garota?

O artista teve a visão prejudicada após incidente na adolescência

Redação Publicado em 17/03/2020, às 13h10

None
David Bowie no clipe de Life on Mars (Foto: Reprodução/YouTube)

A aparência de David Bowie sofreu diversas alterações ao longo da carreira. Mas, além dos diferentes visuais das personas vividas pelo Camaleão do Rock, uma característica física em particular sempre chamou atenção do público. Os olhos de Bowie pareciam ter cores diferentes. 

O músico não tinha heterocromia, condição genética na qual a íris dos olhos tem cores diferentes, diferentemente do que algumas pessoas acreditam. Na verdade, a condição dos olhos de Bowie se chama anisocoria, caracterizada pelo tamanho desigual das pupilas, e foi adquirida na adolescência. 

+++ LEIA MAIS: A época em que David Bowie viveu à base de cocaína, leite e pimentas

Nos anos 1960, Bowie e o melhor amigo, George Underwood, estavam interessados na mesma garota. Durante uma briga, Underwood desferiu um soco diretamente no olho esquerdo do amigo. Segundo a Who Magazine, o jovem Bowie foi hospitalizado por quatro meses após a agressão e passou por diversas cirurgias, mas a pupila esquerda ficou permanentemente dilatada, sem responder a estímulos de luz e com falsa percepção de profundidade. 

Em entrevista em 1987, nos bastidores da Glass Spider Tour,Bowie confirmou a história. “Quando tinha 12 ou 13 anos, entrei numa briga e me acertaram no olho. Isso  rompeu um dos músculos no fundo [do olho], o que mantém a pupila sempre dilatada. Por isso parece escuro, mas na verdade é a mesma cor”, explicou. “Eu enxergo um pouco, mas é embaçado. Mas outro [olho] é muito bom.”

+++ LEIA MAIS: 6 polêmicas de ícones do rock que ninguém fala sobre: de Eric Clapton racista a Bowie fascista

A amizade com Underwood continuou pelo resto da vida de Bowie e ambos trabalharam juntos em diversas ocasiões, como na capa do icônico The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1972). Bowie chegou a agradecer o amigo pelos “olhos de alienígena”, conforme Underwood contou em entrevista à ITV News

Não foi a última briga de Bowie por causa de uma mulher. Em 1989, o britânico enfureceu Axl Rose, do Guns N' Roses, por ter se aproximado da namorada do vocalista na época. Ambos caíram na porrada e Axl chegou a ameaçar Bowierelembre aqui


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA