Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como uma foto de 56 anos foi parar na capa do novo disco de Bob Dylan

O álbum Rough and Rowdy contém uma imagem tirada por Ian Berry em um clube de Londres

Andy Greene, Rolling Stone EUA Publicado em 12/05/2020, às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de Rough and Rowdy Ways (Foto: Reprodução/ Columbia Records)
Capa de Rough and Rowdy Ways (Foto: Reprodução/ Columbia Records)

A foto na capa do próximo LP de Bob Dylan, Rough and Rowdy Ways, foi tirada há mais de 50 anos por um homem que, reconhecidamente, não é tão familiarizado com o músico.

+++LEIA MAIS: Bob Dylan: nova música ‘False Prophet’ mostra mais sobre disco de inéditas; ouça

"Como a maioria dos fotógrafos, sou um cara visual", disse Ian Berry, de 86 anos, em entrevista à Rolling Stone EUA por telefone. "Passei bastante tempo com pessoas como Miriam Makeba, mas a maioria dos perfis que fiz sobre músicos foram mais clássicos, pessoas como [David] Ashkenazi".

Ainda assim, quando recebeu um e-mail pedindo permissão para usar a imagem, o fotógrafo ficou lisonjeado. "Fiquei encantado", disse ele. "Uma capa de disco para Dylan é um ótimo elogio".

+++ LEIA MAIS: Os Beatles fizeram um cover de Bob Dylan durante as gravações de 'Let It Be'; ouça

A foto de 1964 mostra um casal bem vestido dançando em um clube enquanto um homem se inclina para examinar uma jukebox atrás deles. Nenhum dos rostos é visível, mas a imagem estala com intrigas e romance.

Berry tirou a foto em um clube subterrâneo há muito extinto em Cable Street, na cidade de Whitechapel, leste de Londres. A imagem foi feita quando ele estava a trabalho para o Observer, fotografando imagens para um artigo sobre cultura negra na Inglaterra. 

+++LEIA MAIS: Manuscrito de Bob Dylan para ‘The Times They Are A-Changin’ está a venda por 2,2 milhões de dólares

"Estava trabalhando rapidamente e com pouca luz, fotografando com uma câmera de 35 milímetros. Sabia que em algum momento teria que sair porque não havia pedido permissão para estar lá", disse o fotógrafo.

Berry não se lembra de que tipo de música o casal estava dançando quando capturou o momento, mas recorda de ter sido atraído pela mulher. "Sempre gostei de mulheres. Me casei três vezes. A senhora tinha uma boa figura. Gostei da justaposição com a jukebox”.

+++ LEIA MAIS: Por que Bob Dylan sentiu que os Beatles o copiaram em ‘Norwegian Wood’?

Após cerca de 15 ou 20 minutos tirando fotos, os clientes do clube estavam fartos do estranho que empunhava a câmera, e expulsaram Berry: "Havia caixas de garrafas de cerveja perto da entrada e as pessoas começaram a jogá-las em mim, então saí. É algo que acontece muito com fotógrafos em diferentes partes do mundo, mas acho que é a única vez que aconteceu comigo na Inglaterra".

Atualmente, o arquivo do fotógrafo é controlado pela agência Magnum Photos. Eles fizeram um acordo com Dylan para a foto de Bruce Davidson, tirada 1959, de um jovem casal se beijando em um carro - capa do disco Together Through Life (2009).

+++ LEIA MAIS: Bob Dylan chega ao topo das paradas pela primeira vez na carreira com música de 17 minutos

Para Rough and Rowdy Ways, a Magnum também fez o acordo, embora tenha procurado Berry antes de finalizar qualquer coisa. "Era originalmente uma imagem em preto e branco, obviamente, e eles queriam verificar se estava tudo bem para mim colocar uma tonalidade colorida. Não me importei”, disse o fotógrafo.

Embora Berry não esteja familiarizado com a música de Dylan, a esposa dele é uma grande fã. "Ela está mais entusiasmada do que eu [sobre a capa], mas é claro que escuto regularmente 'It Ain't Me Babe' e assim por diante, mas são os discos dela, não os meus. Gosto do tipo de cantor o qual posso realmente ouvir as palavras, pessoas como Joan Armatrading ou Joan Baez”.


+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL