Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Whitney Houston: Como cantora quebrou recorde dos Beatles em 1988?

Whitney Houston superou a marca de 6 músicas no primeiro lugar das paradas da Billboard

Redação Publicado em 29/04/2020, às 12h52 - Atualizado em 11/02/2022, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Whitney Houston (foto: Star Max/ AP)
Whitney Houston (foto: Star Max/ AP)

Os marcos das paradas da Billboard que os Beatles estabeleceram nos anos 1960 pareciam insuperáveis. Essa lista começa com os 20 singles número 1 do grupo, lançados entre 1964 e 1970. E mesmo quando artistas desafiam as façanhas das paradas do Fab Four, pode-se notar que eles não chegam nem perto de atingir tantos hits quanto os Beatles em um tempo relativamente curto. Os seis singles no primeiro lugar do grupo em 1964 realizaram uma marca histórica.

No entanto, Whitney Houston — cuja morte completou 10 anos nesta sexta, 11 de fevereiro — fez, nos anos 1980, uma empreitada ainda mais impressionante nas paradas da Billboard. A cantora emplacou sete singles no topo do pódio em 1985, com o auto-intitulado disco de estreia. "You Give Good Love," o single principal do álbum, alcançou o terceiro lugar em julho de 1985. A partir daí, Houston teve uma façanha incomparável.

+++LEIA MAIS: Em carta escrita nos anos 1990, Madonna chama Whitney Houston e Sharon Stone de “medíocres”

A sequência de Houston começou com "Saving All," lançado em agosto de 1985. Em outubro, a faixa chegou ao topo das paradas da Billboard, marcando seu primeiro hit número um. "How Will I Know," lançado em novembro, foi muito bem nas paradas, e, em fevereiro de 1986, também alcançou o primeiro lugar.

+++ LEIA MAIS: Animação Yellow Submarine, dos Beatles, será exibida online e fãs poderão interagir; veja como participar

“Greatest Love of All,” que se seguiu em março de 1986, foi ainda melhor. Ele ficou no topo das paradas do Hot 100 por três semanas. Em 1987, o segundo disco de Whitney Houston chegou. E com ele veio mais hits número 1.

"I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)," o single principal do disco, fez quatro. Em agosto de 1987, "Didn’t We Almost Have It All" marcou o quinto lugar no ranking. Nesse ponto, ela havia conseguiu um feito que apenas Elvis Presley e o The Supremes haviam alcançado.

+++ LEIA MAIS: Por que Quincy Jones disse que os Beatles eram ‘os piores músicos do mundo’?

Com "So Emotional", lançado no final de 1987, foram seis os hits número 1 no início de 1988. Ela se juntou aos Beatles e Bee Gees entre as elites da Billboard na época. Mas, Houston fez um sétimo sucesso consecutivo com “Where Do Broken Hearts Go.”

Depois da sequência histórica de hits número 1, Houston não saiu exatamente do mapa. "Love Will Save the Day," lançado em julho de 1988, foi para o número nove na Billboard Hot 100."One Moment in Time" (lançado para as Olimpíadas daquele ano) foi para o número cinco em novembro de 1988.

+++LEIA MAIS: O Guarda-Costas, clássico do cinema com Whitney Houston, ganhará remake

I'm Your Baby Tonight (1990), terceiro disco de Houston, lançou mais singles de sucesso. Mas o maior lançamento de sua carreira — e um dos maiores da história da música — ocorreu em 1992. Foi “I Will Always Love You,” lançado na trilha sonora de O Guarda-Costas (1992).