Conheça alguns dos filmes que devem chegar às telonas em 3D

Listamos longas que usarão a tecnologia tridimensional nos próximos anos

Da redação Publicado em 04/01/2010, às 16h45

Johnny Depp dá vida ao Chapeleiro Maluco na visão de Tim Burton para Alice no País das Maravilhas

Ver Galeria
(9 imagens)

Atualmente, a onda do cinema é investir em longas-metragens com a tecnologia tridimensional. O gênero dos filmes é variado, indo de animações a remakes de clássicos da ficção-científica da década de 1960. Já que o 3D é o "novo preto", selecionamos alguns dos filmes que devem chegar aos cinemas entre 2010 e 2012, em três dimensões:

Alice no País das Maravilhas: A personagem clássica do escritor Lewis Carroll agora ganha versão sob as lentes de Tim Burton, que já avisou: não seguiu à risca a obra do autor, e mesclou elementos do mais conhecido Alice no País das Maravilhas (1865) e de Alice Através do Espelho (1872). O filme tem no elenco Johnny Depp (parceiro de longa data do cineasta, aqui na pele do Chapeleiro Maluco), Mia Wasikowska (Alice), Anne Hathaway (Rainha Branca) e Helena Bonham-Carter (Rainha Vermelha), e estreia no próximo mês de abril.

Viagem Fantástica: O filme de 1966 ganhará cara atual com a refilmagem que será realizada utilizando a tecnologia 3D . James Cameron, diretor de Titanic e Avatar, será o responsável pela produção, enquanto Shane Salerno (de Armageddon) ficará a cargo do roteiro. Na história, um grupo de cientistas, com o objetivo de salvar a vida de um famoso político, entra em um submarino que é reduzido até se tornar microscópico, a ponto de entrar no organismo do indivíduo para combater um coágulo sanguíneo em seu cérebro.

Jackass 3: A terceira versão cinematográfica da série de TV, que era exibida pela MTV, será em 3D. A Paramount confirmou o uso da tecnologia no longa-metragem, que começa a ser gravado no próximo dia 25. A estreia do filme deve acontecer em 2011. Johnny Knoxville, o protagonista, e o cineasta Spike Jonze integram a produção.

Toy Story 3: O longa-metragem animado chegará aos cinemas em junho, 15 anos após o lançamento do primeiro filme da série - e será a estreia da franquia na tecnologia tridimensional. Toy Story 3 foi dirigido por Lee Unkrich (que participou de Toy Story 2) e sua história será sobre a doação de Woody e seus companheiros a uma creche, já que Andy, o dono dos bonecos, cresceu e irá para a faculdade.

Zumbilândia 2: A comédia de humor negro, que narra uma invasão de mortos-vivos ao planeta, chega aos cinemas brasileiros no dia 29 de janeiro, mas planos de uma sequência em 3D já estão sendo discutidos pela equipe de produção e pela Sony. "Todos se divertiram com o primeiro Zumbilândia. Fazer da experiência algo mais visceral só pode melhorar isso", disse o produtor Gavin Polone. "Não acho que você queira assistir a Ordinary People [filme de Robert Redford] em 3D. Mas Zumbilândia é, claramente, um filme que vai se beneficiar da técnica."

Três Mosqueteiros: O romance publicado pelo francês Alexandre Dumas em 1844 migrará mais uma vez para as telonas - e, agora, em 3D. Quem comandará a direção será o britânico Paul W. S. Anderson, de Resident Evil e Alien Vs. Predador, que irá escrever o roteiro em parceria com Andrew Davies.

Shrek 4: O primeiro da série a ser lançado em 3D - e provavelmente, último da franquia - chegará aos cinemas em maio deste ano. "Tudo que foi adorado no primeiro filme, estará neste último", contou Bill Damaschke, produtor da DreamWorks, ao jornal norte-americano USA Today. Os atores Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz retornam cedendo a voz aos personagens Shrek, Burro e Fiona, respectivamente.

Yellow Submarine: O desenho animado dos Beatles, lançado em 1968, vai ganhar remake 3D em 2012, com produção dos estúdios Disney. Como diretor, foi chamado Robert Zemeckis (Forrest Gump - O Contador de Histórias, De Volta Para o Futuro). Entre as músicas da trilha sonora, estão: "All Together Now," "Baby You're a Rich Man," "All You Need Is Love," "When I'm 64," "Lucy in the Sky With Diamonds" e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

Hamlet: O site da revista Variety informou, em agosto de 2009, que Hamlet, uma das obras clássicas do dramaturgo inglês William Shakespeare, ganhará filme em 3D - que poderá incluir um fantasma (no caso, o do pai do príncipe dinamarquês que dá título à obra), luta de espadas e bolas de fogo - todos com a impressão de acontecer a um palmo de distância da plateia. A estreia deve acontecer em 2011.

Blue Man Group: Mind Blast: As gravações do filme em 3D dos performers azulados devem começar no início deste ano. As filmagens do longa-metragem devem começar agora no início de 2010 e contará coms os integrantes Chris Wink, Phil Stanton e Matt Goldman, que formam o Blue Man Group. A direção de Blue Man Group: Mind Blast ficará por conta do compositor David Russo.

Homem-Aranha 4: Em comunicado divulgado no mês de abril de 2009, a Sony Pictures afirmou que pretende lançar o quarto filme da franquia em 3D. "As pessoas estão pagando mais para ver filmes em 3D e esse é um detalhe importante", contou Michael Lynton, dirigente da produtora. O novo capítulo da série cinematográfica do Homem-Aranha está previsto para chegar aos cinemas em 6 de maio de 2011.