Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Conheça a banda punk pré-Nirvana de Kurt Cobain: Fecal Matter

Banda não durou mais de um ano

Redação Publicado em 23/04/2020, às 13h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain (Foto: AP)
Kurt Cobain (Foto: AP)

Nirvana não foi a única banda a marcar a vida de Kurt Cobain. Ele participou de um outro grupo, chamado Fecal Matter, formado no ano 1985, em Aberdeen, Washington. Os integrantes eram Dale Crover e Buzz Osborne, que compõem o The Melvins. No entanto, a banda não durou mais de um ano.

Na época Cobain havia abandonado a escola e era um pária social com muita raiva que usou a música como válvula de escape. Mas durante o tempo passado na Fecal Matter, a música era tudo o que importava para ele. A banda gravaria na casa da tia do cantor, Mari Earl, no subúrbio de Burien, Washington, onde eles criaram a primeira e única demo que pode ser ouvida até os dias de hoje.

+++LEIA MAIS: Paul McCartney explica como transformou ‘Come Together’, de John Lennon, para se tornar uma da músicas mais famosas dos Beatles

Em entrevista ao NME, Mari Earl falou de como era abrigar a Fecal Matter em casa: "Eles se instalaram na minha sala de música e simplesmente arrebentavam! Era alto. Eles colocavam as faixas de música primeiro, depois ele colocava os fones de ouvido e tudo que você podia ouvir era a voz de Kurt Cobain gritando pela casa! Foi bem selvagem".

A tia do cantor continuou a história. "Eu e meu marido apenas nos olhávamos e sorríamos e pensávamos: 'Você acha que devemos fechar a janela para que os vizinhos não ouçam? Para eles não acharem que estamos batendo nele ou algo assim?", disse.

+++LEIA MAIS: Supla regrava 'Jealous Guy', clássico solo de John Lennon: 'Sem compromisso' [VÍDEO]

Relatos sobre apresentações ao vivo da Fecal Matter são bastante distintos, porque o biógrafo de Kurt Cobain, Charles R. Cross diz que o grupo nunca fez um show. No entanto, outras pessoas afirmam que a banda já abriu um show do The Melvins em dezembro de 1985, no Spot Tavern, segundo a Far Out Magazine.

Fecal Matter acabou em meados de 1986, um dos motivos, de acordo com Buzz Osborne, foi porque "Kurt ficou enojado com o grupo porque eu não compraria um sistema de baixo e ele disse que eu não era dedicado o suficiente".

+++LEIA MAIS: Dublê que perdeu o braço em Resident Evil 6 ganha processo

Mesmo com um fim prematuro, Kurt Cobain tinha bastante orgulho da Fecal Matter e falava dela para quase todo mundo. Uma das pessoas que se interessou pelo som da banda foi Krist Novoselic, que gostou particularmente da música "Spank Thru". Novoselic então proporia ao cantor a formação de uma banda, que acabaria se tornando Nirvana - e o resto é história.

Ouça a mixtape de Fecal Matter, intitulada Illiteracy Will Prevail, abaixo.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA