Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Conheça Democracia em Vertigem, documentário indicado ao Oscar que você deveria assistir já

Dirigido por Petra Costa, o longa aborda o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a polarização política no Brasil

Redação Publicado em 13/01/2020, às 13h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Democracia em Vertigem (Foto: Reprodução)
Democracia em Vertigem (Foto: Reprodução)

Nesta segunda, 13, foram divulgados os indicados ao Oscar 2020. Apesar de Bacurau e A Vida Invisível não terem conquistado nomeações, como muitos torciam, uma produção nacional sobre um período importante e controverso da política do nosso país foi escolhido para representar o Brasil na premiação: Democracia em Vertigem.

Indicado na categoria de melhor documentário, o filme vai disputar a estatueta contra American Factory, Learning to Skateboard In a Warzone (If You're A Girl), The Cave, For Sama, e Honeyland.

+++ LEIA MAIS: Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2020

Então para homenagear essa obra do cinema nacional dirigida pela cineasta Petra Costa, decidimos explicar um pouco todo o espectro que o envolve.

Período retratado

O documentário analisa todo o processo de ipeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, concretizado em agosto de 2016, mas iniciado em dezembro de 2015, quando o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceitou a denúncia por crime de responsabilidade aberta pelo procurador de justiça aposentado Hélio Bicudo e pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal, e a crise política que assolou o país em seguida.

O filme aborda também os protestos de 2013, a prisão do também ex-presidente Lula e a Operação Lava Jato, além da perda de força sofrida pela esquerda e a chegada da extrema direita ao poder, que resultou, por fim, na eleições que elegeu o atual presidente Jair Bolsonaro.


Quem é Petra Costa?

Nascida em Belo Horizonte, Ana Petra Costa é uma cineasta e documentarista brasileira responsável pelos elogiados Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2015). Desde 2018, ela faz parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

+++ Todas as indicações do Brasil ao Oscar (e nenhuma vitória): Central do Brasil, Democracia em Vertigem e mais

Elena, primeiro longa dela, foi descrito pelo The New York Times como "um sonho cinematográfico”, e classificado como “espantoso e inesquecível” pelo Hollywood Reporter. Além de críticas positivas generalizadas, o filme também conquistou prêmios de cinema na França, Polônia, México, Croácia e Estados Unidos. 


Um dos melhores filmes de 2019 pelo New York Times

Democracia em Vertigem, foi lançado no dia 19 de abril, e entrou para a lista de melhores filmes de 2019 do New York Times, um dos principais jornais norte-americanos.  

+++ LEIA MAIS: Democracia em Vertigem, filme sobre impeachment de Dilma, coloca Brasil no Oscar depois de três anos

Stephanie Goodman, crítica de cinema, escolheu dez filmes para o ranking. Além do documentário brasileiro, foram selecionados também: Rolling Thunder Revue, de Martin Scorsese sobre Bob Dylan; Dor e Glória; The Souvenir; Parasita; Era Uma Vez Em Hollywood; Honeyland; O Irlandês; Synonyms, Give Me Liberty e Transit.


Como assistir?

Democraia em Vertigem está disponível na Netflix.

Assista ao trailer abaixo.


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'