Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Conheça a história da diretora de Selma – Uma Luta pela Igualdade, indicado ao Oscar de Melhor Filme

Como a nerd em filmes Ava DuVernay fez o longa-metragem mais importante do ano

GAVIN EDWARDS Publicado em 21/02/2015, às 09h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ava DuVernay, diretora de <i>Selma</i> - Reprodução/Facebook
Ava DuVernay, diretora de <i>Selma</i> - Reprodução/Facebook

“A violência ao contrário é uma ferramenta ousada e sofisticada”, diz Ava DuVernay. Sentada em um restaurante mexicano em West Hollywood, a diretora da Selma fala a respeito do seu filme mundialmente aclamado, sobre Martin Luther King Jr. e o legado do movimento pelos direitos civis. “Hoje em dia você conversa com outras pessoas sobre King e tudo o que elas conhecem é o [discurso] ‘I Have a Dream’ e que ele acreditava na paz. Sério? Ele foi reduzido a isso?”.

Oscar 2015: assista ao trailer dos indicados ao prêmio de Melhor Filme.

Selma – Uma Luta pela Igualdade, estrelado por David Oyelowo no papel de King, é o antídoto a essa percepção rasa da vida do líder do movimento pelos direitos civis – um filme fascinante sobre os protestos de 1965 em Selma, no Alabamba, liderados por King, fundamentais para a aprovação do Voting Acting Act.

DuVernay pode fazer história neste ano como a primeira mulher negra a receber uma indicação para o Oscar de Melhor Diretor. “Isso não é importante para mim”, ela diz a respeito de sua condição pioneira. “Mas sei que é importante para outras pessoas”. Ela se serve de guacamole. “É um misto de sentimentos, já que não sou a primeira mulher negra a merecer isso”. [Nota do Editor: DuVernay não recebeu uma indicação neste ano].

Veja as apostas da Rolling Stone EUA para Melhor Canção Original no Oscar 2015.

DuVerney, 42 anos, é divertida e direta. Hoje as cores de suas unhas não combinam entre si – ela perdeu algumas das unhas postiças – mas se esquiva do tema com elegância. “Você é homem, não deveria reparar nessas coisas”, ela comenta em meio a risadas.

Suas opções de filmes na infância e adolescência em Compton, Califórnia, eram restritas a blockbusters. “Não há cinemas independentes em comunidades negras no país”, ela diz. Contudo, seu amor por filmes cresceu com as idas semanais ao cinema com uma tia e por um encontro na infância com Roger Ebert.

Oscar 2015: crianças recriam cenas de indicados na categoria Melhor Filme.

Na UCLA, onde se graduou em Estudos Afro-Americanos e em Inglês, DuVernay descobriu o mundo das produções independentes e, depois da formatura, tornou-se uma promotora de sucesso de filmes. Enquanto trabalhava no set de Colateral (o suspense de Michael Mann estrelado por Tom Cruise e Jamie Foxx), teve uma epifania sobre o que fazer de sua vida.

“Javier Bardem estava no set, e havia algo naquela cena com Javier e Jamie, aquele homem de cor e um homem negro. Estávamos no leste de Los Angeles, em um lugar meio pesado, à noite, com uma câmera digital. Eu simplesmente adorei aquilo. Comecei a escrever um roteiro naquele fim de semana”. O roteiro, sobre uma jovem cujo marido estava na cadeia, veio a ser Middle of Nowere, que venceu o prêmio de Melhor Direção do Festival de Sundance, em 2012.

Cinco maiores vencedores da história do Oscar.

Selma tem muitas qualidades, incluindo um elenco notavelmente amplo (Oprah Winfrey tem um pequeno papel como a ativista Annie Lee Cooper). Mas alguns dos pontos altos do filme vêm de sua objetividade e simplicidade, como o uso dos silêncios por DuVernay. Em uma cena indelével, a esposa de King, Coretta, confronta-o sobre os encontros extraconjugais dele e pergunta se ele ama alguma outra mulher. Há uma longa e carregada pausa antes de ele dizer: “Não”.

“Gosto do silêncio”, diz DuVernay. “Esteticamente, sinto-me sufocada pelos cortes rápidos e uma parede sonora. E acho que mostrar negros pensando em uma tela é algo radical.”

Martin Luther King Jr. e o hip-hop: Kanye West e Killer Mike prestam homenagens.

“Ava é uma das grandes líderes das quais estive próximo”, diz o rapper e ator Common, que interpreta um ativista dos direitos civis, James Bevel. “Ela nos faz sentir que somos parte de algo especial. Vejo os atores de fundo comprometidos e não fazendo as coisas de maneira forçada – isso é um testamento para o diretor.”

Uma versão mais antiga do roteiro trazia foco maior no relacionamento entre King e o presidente Lyndon B. Johnson, e como os esforços deles levaram ao Voting Rights Act. Mas o filme tem sido criticado – mais diretamente pelo antigo assistente de Johnson, Joseph A. Califano Jr. – por retratar Johnson mais como antagonista do que como parceiro de King.

Oscar 2015: Peter Travers, crítico da Rolling Stone EUA, prevê os vencedores das principais categorias.

“Todo cineasta faz um filme com o próprio ponto de vista”, diz DuVernay. “O roteiro era essa coisa de LBJ e King mas, originalmente, era muito mais tendencioso a LBJ. Não estava interessada em fazer um filme com um ‘salvador’ branco. Eu estava interessa em fazer um filme centrado nas pessoas de Selma.”

“Ele tem sido tratado como o herói da época”, segue. “E ele foi [um herói], mas um herói relutante. Ele teve de ser convencido e encorajado, ele estava protegendo um legado –não estava fazendo algo pela bondade do coração dele. Isso deixa as coisas melhores ou piores? Não acho. História é história, e ele fez isso, eventualmente. Mas houve um processo para isso que era importante mostrar.”

Oscar 2015: indicados ao prêmio de Melhor Filme ganham cartazes em estilo pop art.

Cinco décadas depois dos protestos de Selma, violência policial contra negros sancionada pelo Estado tornou-se um assunto pertinente. Conforme ela observa: “A arte se transforma com o que está acontecendo no mundo. Dizemos ‘Ferguson’, não dizemos ‘Mike Brown’. Assim como dizemos ‘Selma’, não ‘Jimmie Lee Jackson’. Há algo de surpreendente nas pessoas em um lugar específico – uma cidade pequena –, erguendo-se e tomando as ruas.”

Agora, DuVernay busca desenvolver uma série de TV. Ela também está juntando material para um documentário sobre o “complexo prisional-industrial” norte-americano. “Agora tenho as chaves do carro, e não irei estacionar tão cedo.”