Conheça The Jury, banda de Kurt Cobain que tocava covers da lenda do blues Leadbelly - mas com guitarras distorcidas; ouça

Infelizmente, a banda não durou mais que a gravação de algumas músicas

Redação Publicado em 14/04/2020, às 15h51

None
Kurt Cobain no acústico Nirvanava (Foto: Reprodução/YouTube)

Durante a consideravelmente curta carreira que teve, Kurt Cobain se concretizou como um dos maiores ícones do grunge mundial. Mas o que nem todo mundo sabe, é que o vocalista e guitarrista do Nirvana era um grande fã de blues.

Essa afinidade e admiração pelo gênero foram claramente declaradas com a criação do The Jury, banda que ele fundou ao lado de Mark Lanegan, vocalista do Screaming Trees, em homenagem a Leadbelly, lenda do blues do começo dos anos 1900.

+++LEIA MAIS: Nirvana no auge: vídeo raro mostra show barulhento e energético do trio em 1990; assista

Se juntaram ao dois Krist Novoselic (também do Nirvana) no baixo e Mark Pickerel (do Screaming Trees) na bateria. Mas infelizmente o grupo não durou mais que apenas algumas músicas. Ou, no caso, alguns covers.

Em 1989 o quarteto chegou a agendar uma sessão para gravar, com o auxílio de Jack Endino (guitarrista do Skin Yard) músicas autorais, mas, como lembrado pelo site Far Out, eles foram para o estúdio um tanto quanto despreparados para isso.

+++LEIA MAIS: Ouça o emocionante vocal isolado de Kurt Cobain em 'Come As You Are'

"Quando eles chegaram, falara, 'Bom, tentamos escrever algumas músicas, mas não gravamos e esquecemos todas. Então vamos fazer algumas canções do Leadbelly'", contou Endino.

A banda chegou a gravar "Where Did You Sleep Last Night" (que chegou a aparecer no acústico do Nirvana) com Lanegan nos vocais, uma versão instrumental de "Grey Goose" e, por último, "Ain't It A Shame" e "They Hung Him On A Cross" com a voz de Cobain.

Mas depois disso, os integrantes do The Jury perceberam que era melhor deixar as músicas do Leadbelly da forma como o compositor as havia criado, porque, segundo o próprio Lanegan, as versões que fizeram "não eram tão legais quanto as originais que gostávamos de ouvir".

Ouça abaixo a versão do The Jury de "Ain't It A Shame?".

Compare a versão original de "Where Did You Sleep Last Night", com a cantada por Kurt Cobain no acústico do Nirvana.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA