Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Conheça The Jury, banda de Kurt Cobain que tocava covers da lenda do blues Leadbelly - mas com guitarras distorcidas; ouça

Infelizmente, a banda não durou mais que a gravação de algumas músicas

Redação Publicado em 14/04/2020, às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain no acústico Nirvanava (Foto: Reprodução/YouTube)
Kurt Cobain no acústico Nirvanava (Foto: Reprodução/YouTube)

Durante a consideravelmente curta carreira que teve, Kurt Cobain se concretizou como um dos maiores ícones do grunge mundial. Mas o que nem todo mundo sabe, é que o vocalista e guitarrista do Nirvana era um grande fã de blues.

Essa afinidade e admiração pelo gênero foram claramente declaradas com a criação do The Jury, banda que ele fundou ao lado de Mark Lanegan, vocalista do Screaming Trees, em homenagem a Leadbelly, lenda do blues do começo dos anos 1900.

+++LEIA MAIS: Nirvana no auge: vídeo raro mostra show barulhento e energético do trio em 1990; assista

Se juntaram ao dois Krist Novoselic (também do Nirvana) no baixo e Mark Pickerel (do Screaming Trees) na bateria. Mas infelizmente o grupo não durou mais que apenas algumas músicas. Ou, no caso, alguns covers.

Em 1989 o quarteto chegou a agendar uma sessão para gravar, com o auxílio de Jack Endino (guitarrista do Skin Yard) músicas autorais, mas, como lembrado pelo site Far Out, eles foram para o estúdio um tanto quanto despreparados para isso.

+++LEIA MAIS: Ouça o emocionante vocal isolado de Kurt Cobain em 'Come As You Are'

"Quando eles chegaram, falara, 'Bom, tentamos escrever algumas músicas, mas não gravamos e esquecemos todas. Então vamos fazer algumas canções do Leadbelly'", contou Endino.

A banda chegou a gravar "Where Did You Sleep Last Night" (que chegou a aparecer no acústico do Nirvana) com Lanegan nos vocais, uma versão instrumental de "Grey Goose" e, por último, "Ain't It A Shame" e "They Hung Him On A Cross" com a voz de Cobain.

Mas depois disso, os integrantes do The Jury perceberam que era melhor deixar as músicas do Leadbelly da forma como o compositor as havia criado, porque, segundo o próprio Lanegan, as versões que fizeram "não eram tão legais quanto as originais que gostávamos de ouvir".

Ouça abaixo a versão do The Jury de "Ain't It A Shame?".

Compare a versão original de "Where Did You Sleep Last Night", com a cantada por Kurt Cobain no acústico do Nirvana.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA