Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Conheça 'M-8', novo filme de Jeferson De que aborda debate sobre racismo no Brasil

O longa estreia no dia 3 de dezembro

Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 18/11/2020, às 19h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de M-8 - Quando a morte socorre a vida (Foto: Divulgação)
Cena de M-8 - Quando a morte socorre a vida (Foto: Divulgação)

M-8 - Quando a morte socorre a vida, é o mais novo filme do diretor Jeferson De, famoso pelo longa Bróder. Baseada no livro homônimo de Salomão Polakiewicz, a produção irá estrear no dia 3 de dezembro de 2020, e aborda diversos debates sobre os corpos pretos e o racismo no Brasil. 

Estrelado por Juan Paiva no papel de Maurício, o longa conta a história de um jovem preto que entra na Universidade Federal de Medicina e se depara com o cadáver M-8 na aula de anatomia. Sem identidade, o corpo traz à tona diversas angústias do protagonista, e instiga o espectador a se questionar também. 

+++LEIA MAIS: Black Is King: Álbum visual de Beyoncé é uma lição decolonial sobre as diferentes Áfricas: 'Dá espaço para culturas fora da compreensão dominante'

O trailer do filme foi lançado em junho de 2020, e apresenta alguns temas abordados no longa, como o fato de a aula de anatomia só ter corpos pretos para serem dissecados e estudados pelos alunos. Considerados indigentes, eles não têm identificação, mas o protagonista tenta descobrir quem são. 


No filme, também é apresentado o racismo institucional na abordagem policial violenta e as desigualdades, que fazem do protagonista o único estudante preto na turma. Em uma fala do trailer, o personagem diz: “Às vezes, eu me pergunto se eu tenho mais a ver com esses corpos do que com meus colegas de turma”.

+++LEIA MAIS: Como violência policial e racismo são normatizados pela produção audiovisual brasileira [ANÁLISE]

Outro ponto de destaque no longa é Cida (Mariana Nunes), auxiliar de enfermagem e mãe do protagonista que o acompanha em uma jornada de autoconhecimento e de reconexão com a ancestralidade. 

A produção também conta com um grande elenco. Fazem parte do longa Mariana Nunes, Giulia Gayoso, Bruno Peixoto, Fábio Beltrão, Zezé Motta, Ailton Graça, Alan Rocha, Rocco Pitanga, Dhu Moraes, Léa Garcia e Raphael Logam. Além disso, há participações especiais de Lázaro Ramos, Henri Pagnoncelli e Malu Valle.

Assista ao trailer: 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ TOQUINHO: 'CADA COMPOSITOR TEM QUE BUSCAR A SUA VERDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL