Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Conheça o Rosa Neon, banda pop queridinha de Djonga

Apadrinhado pelo rapper, quarteto formado por quatro músicos atuantes na cena independente de Belo Horizonte lança uma música e um clipe por mês

Nicolle Cabral Publicado em 25/03/2019, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luiz Gabriel Lopes, Mariana Cavanellas, Marina Sena e Marcelo Tofani (Foto: Sarah Leal)
Luiz Gabriel Lopes, Mariana Cavanellas, Marina Sena e Marcelo Tofani (Foto: Sarah Leal)

A história do Rosinha, apelido carinhoso do Rosa Neon, começou a ser desenhada em quatro pontos de Minas Gerais quando Marcelo Tofani e Luiz Gabriel Lopes, ambos cantores e compositores, estavam com a turnê Capiau Elétrico, uma série de shows a voz e violão que apresentavam um repertório baseado em seus projetos autorais, e passaram pelas cidades de Belo Horizonte, Milho Verde, Diamantina e Montes Claros.

Em julho de 2018, na parada em Milho Verde, um município do interior do estado de Minas Gerais, Marcelo e Luiz Gabriel conheceram a Marina Sena (da banda A Outra Banda da Lua) e Mariana Cavanellas (da Lamparina e a Primavera) que também se apresentaram no 18º Encontro Cultural de Milho Verde. Assim, aconteceu o primeiro encontro do Rosa Neon.

"A gente se conheceu de uma forma muito intuitiva, não fomos logo de cara pensando: 'vamos montar uma banda', a gente foi se aproximando e essa conexão foi tão forte que o Rosa Neon aconteceu naturalmente", conta a cantora e compositora Mariana Cavanellas.

Espalhados por quatro cidades, os integrantes do Rosa Neon, todos com seus projetos independentes, reúnem-se todos os meses desde a estreia de ''Fala Lá Pra Ela'', primeiro single da banda, lançado em novembro de 2018, para se dedicar ao projeto.  

''O Rosa é uma união de quatro pessoas que estão dispostas a trazer o amor verdadeiro, a liberdade do corpo, essa coisa do dançar, de se permitir'', reflete Mariana.

A banda mineira tem despertado curiosidade ao lançar suas músicas junto com os clipes mensalmente. Um complementa o outro. As canções se unem ao cuidado estético da direção de arte dos clipes, realizada por Vito Soares e Belle de Mello, que acompanham todo o processo da banda e absorvem a atmosfera das composições.

''A música meio que depende do clipe para fazer tanto sentido, e o clipe depende da música. No fim, as duas peças se sobressaem juntas'', comenta Tofani.

O processo de composição e produção das músicas são concebidas pelos quatro integrantes do grupo por meio de imersões artísticas ao lado do produtor musical BAKA. "Toda vez que a gente se encontra é pro Rosa Neon. A gente vive duas semanas intensas de criação. Quando vamos fazer show em algum lugar aproveitamos e gravamos uma música. Foi como fizemos recentemente no Rio de Janeiro, em que gravamos ''Ombrim'', conta Tofani.

Durante esses oito meses, o Rosa Neon chegou a 83 mil visualizações no Youtube com ''Estrela do Mar'' e 100 mil plays com ''Fala Lá Pra Ela'' no Spotify.  

Recentemente, o grupo participou de quatro faixas do disco Ladrão, do Djonga. Entre elas, ''Hat-Trick", "Leal", "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Falcão".

A parceria começou em 2015, quando o Marcelo e o Djonga tocaram juntos em uma casa de shows em Belo Horizonte. Na época, Tofani se aproximou da cena musical ao lado do rapper, que fazia parte da DV Tribo - Geração Elevada, trupe de rappers formada por FBC, Hot Apocalypse, Oreia, Clara Lima e Coyote Beatz.

O contato com o restante da banda surgiu na sequência com a propagação da cena independente de música na cidade mineira.

''O Djonga é um cara que apoia muito o Rosa Neon. Ele já conhecia o trabalho de todo mundo. É um cara que investe na gente em um sentido orgânico e propaga a nossa a ideia.''  Ele completa: ''Somos família, ele está presente em vários dos nossos processos. Inclusive, ele tem o apelido carinhoso entre nós de ''Chefinho'', conta Tofani rindo.

Quanto às novas músicas, o grupo terá novidades até o final de 2019. Em junho, lançarão uma canção com uma participação surpresa - o nome do artista, contudo, é mantido em segredo por eles.

"Decidimos que vai rolar o disco. Sai em setembro, com as músicas que já lançamos, mas também teremos algumas inéditas. Inclusive, a faixa ''Rosa Neon'', música que a Marina compôs e deu o nome da banda.''

No domingo, 24, lançaram ''Picolé''. O clipe foi gravado verticalmente e é o segundo de uma série de quatro vídeos que mostra um pouco mais de cada integrante do Rosa Neon.

Assista o clipe abaixo: