Conheça a origem do Rocket Raccoon, de Guardiões da Galáxia, o herói mais improvável (e adorável) de 2014

Filme dirigido por James Gunn, que estreou no fim de julho no Brasil, explora como poucos a linguagem dos quadrinhos no cinema

SEAN T. COLLINS Publicado em 03/08/2014, às 10h23 - Atualizado em 04/08/2014, às 09h12

Rocket Raccoon - Guardiões da Galáxia
Reprodução / Vídeo

Quando o filme Guardiões da Galáxia chegou aos cinemas – no Brasil, a estreia foi nesta quinta-feira, 31 – milhões de espectadores ao redor do mundo conheceram o herói mais improvável da temporada: Rocket Raccoon, um animalzinho rabugento e aficionado por armas. Ninguém, contudo, ficará mais surpreso do que a pessoa que ajudou a criá-lo, 38 anos atrás.

Guardiões da Galáxia tem potencial para ser o Star Wars da nova geração

“Ele era um personagem dispensável”, disse o artista Keith Giffen, que inventou o Rocket ao lado de Bill Mantlo, em 1976 – originalmente chamado de Rocky Raccoon, em homenagem ao clássico dos Beatles. “Ele é daqueles personagens que você cria e entrega para o próximo cara – e torce para que ele não estrague tudo.”

A primeira aparição de Rocket Raccoon, um alienígena transformado por experimentos cruéis em um guerreiro com um perverso senso de humor, durou algumas páginas em “The Sword in the Star”, uma história em preto e branco publicada no sétimo volume da Marvel Preview.

Veja mais imagens de Guardiões da Galáxia aqui.

Com exceção do momento em que ele estreou na minissérie própria de quatro edições em 1985, escrita por Mantlo e ilustrada por Mike Mignola, futuro criador do personagem Hellboy, Rocket era um personagem menor, fazendo aparições normalmente cômicas em títulos como Hulk e She-Hulk - ele participou de dez revistas ao longo de 30 anos de existência.

O potencial dele só começou a ser explorado com profundidade quando ele surgiu na estreia de Annihilation Conquest: Starlord, em 2007, estrelada pelo personagem Peter Quill, também conhecido como Lorde das Estrelas. Este foi o início do grupo que heróis que atualmente está em cartaz nos cinemas como Guardiões da Galáxia. Agora, este furioso e divertido personagem – dublado por Bradley Cooper – está a frente e no centro das atenções desta aventura espacial da Marvel.

De acordo com o diretor e corroteirista James Gunn, o Rocket é vital para o filme em si. “Quando eu entrei no projeto, o primeiro rascunho do roteiro tinha ele como o Perna-Longa em meio aos Vingadores. E eu não gostei. Eu não vejo ele como um brinquedo. Se ele não funciona, o filme não funciona. Isso significa que precisamos ajustar tudo ao máximo para que este personagem fosse real. Nós mantivemos o humor, mas há mais tristeza dentro desta pequena fera do que você jamais viu na versão dos quadrinhos.”

Guardiões da Galáxia ganha novo pôster e vídeos apresentando os cinco integrantes da equipe; veja.

Ainda assim, como todos os pôsteres, trailers, teasers e comerciais, estamos falando de um guaxinim com uma arma gigantesca na mão. “Honestamente, alguns dos filmes de super-heróis de hoje em dia se levam a sério demais, eles parecem ser uma piada. Esta angustiante e desesperada busca de ser ‘legal’ é quase patética. Guardiões é uma grande reação contra isso”, diz Gunn. Será que os fãs dos personagens vão entrar nessa? Gunn ri. “Quem vai saber?”

Trailer estendido de Guardiões da Galáxia: