Conheça Pen15: série que te transporta para os anos 2000 e revive os momentos mais intensos do colégio

A produção é uma viagem emocionante, nostálgica e engraçada pela nossa memória

Malu Rodrigues I @amalu.rodrigues Publicado em 29/10/2020, às 20h09

None
Pen15 (Foto: Reprodução)

Pen15 é uma das séries mais engraçadas, embaraçosas e emocionantes dos últimos anos. A produção norte-americana acompanha a rotina das estudantes do ensino fundamental Maya e Anna nos anos 2000.

As personagens são interpretadas pelas atrizes adultas Maya Erskine e Anna Konkle, que também criaram a produção ao lado de Sam Zvibleman. Enquanto os outros alunos são todos interpretados por atores mais jovens, Erskine e Konkle optaram reviver as próprias histórias do colégio nas telinhas. 

+++ LEIA MAIS: 12 séries incríveis - e dignas de maratona - lançadas em 2020 [LISTA]

Essa decisão dá uma certa liberdade ao roteiro, que pode explorar mais as particularidades dessa faixa etária. Pelos olhos das protagonistas, somos transportados para a época de escola, que, depois de assistir à série, percebemos que foi palco para diversos eventos intensos.

No colégio, as BFF (termo usado como 'Amigas para Sempre') passam por diversas aventuras vergonhosas e, sem preparar o público, mostram vários traumas dessa fase da vida.

+++ LEIA MAIS: Como as séries de TV reinventam o gênero de comédia romântica tão datado dos cinemas? [ANÁLISE]

O que parece ser uma comédia simplista e estranha no começo, se revela como uma verdadeira história complexa com o passar dos episódios. A primeira e segunda temporadas, lançadas em 2019 e 2020 respectivamente, apresentaram situações quase beiradas no absurdo. Quase. Isso porque elas facilmente aconteceriam com alguém de cerca de 13 anos de idade.

A mágica da série é permitir ao público relembrar de uma época que parecia bem tranquila, mas era cercada por eventos hilários e comoventes. E, tudo isso era vivido ao extremo, sem hora para 'meio-sentimentos'.

+++ LEIA MAIS: Gostou de Enola Holmes? Conheça Caçadoras de Recompensas, série da Netflix

Maya e Anna são amigas leais. Apresentadas como inseparáveis, elas vão descobrindo aos poucos que podem ser uma pessoa própria, sem debruçar toda uma vida na outra. Cada uma tem uma história para contar, e tudo bem elas tomarem decisões diferentes. Elas não vão ser menos companheiras se discordarem um pouco.

Quem lembra de conviver tanto com uma amiga, que você acaba achando que são a mesma pessoa? Pen15 explora essa complexidade com maestria.

+++ LEIA MAIS: Baseadas em histórias (quase) reais: figuras históricas como Catarina, a Grande e Emily Dickinson ganham novas personalidades com humor e ironia em séries de TV

Além disso, a série também lida com divórcio dos pais, relação com a família, autoestima, ansiedade, sexualidade e outros temas. Pen15 é uma verdadeira viagem emocionante, nostálgica e engraçada pela nossa memória. Sempre caótica, podemos tranquilamente nos pegar rindo ou chorando com a produção.

No Rotten Tomatoes, tem uma aprovação de 97%. Queridinha dos críticos, também já foi nomeada ao Emmy, ao Writers Guild of America Awards, e ao Gotham Awards. Em 2020, ganhou o Critics' Choice Television Awards na categoria de Melhor Série de Comédia.

Onde assistir? A primeira temporada está disponível no Amazon Prime Video, pelo canal Paramount+.

Assista ao trailer:


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes 


+++ BK' | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL