Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Conheça Pure Hell, primeira banda punk formada só por negros e muito melhor que Sex Pistols

O grupo é um dos pioneiros da cena punk

Redação Publicado em 01/07/2020, às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do disco Noise Addiction, do Pure Hell (Foto: Reprodução/YouTube)
Capa do disco Noise Addiction, do Pure Hell (Foto: Reprodução/YouTube)

Existem poucos artistas tão inovadores como Pure Hell foi, como lembra a Far Out Magazine. A banda atuou como uma das pioneiras na cena punk da Costa Leste, que gerou artistas como New York Dolls, Blondiee Ramones, e certamente é bem melhor que Sex Pistols.

+++ LEIA MAIS: Beatles, Pink Floyd e Bob Marley: os 10 discos de vinil mais vendidos da década de 2010 [LISTA]

A auto-proclamada 'primeira banda punk da história formada por negros' também construiu a cena punk. No entanto, apesar do impacto, Pure Hell permanece amplamente desconhecida, de acordo com a Far Out Magazine.

Pure Hell foi formada na Filadélfia em 1974 e, dividia o tempo entre a cidade natal e a cena punk da cidade de Nova York. O grupo contava com o vocalista Kenny Gordon, o baixista Lenny Boles, o guitarrista Preston Morris e o baterista Michael Sanders

+++LEIA MAIS: Site lista as 10 melhores músicas do Ramones com Joey Ramone - e as escolhas são ótimas

O baixista Lenny Boles refletiu sobre a carreira em entrevista ao Dazed em 2018: "Éramos a primeira banda punk negra do mundo. Fomos nós que pagamos as dívidas por isso, e arrombamos as portas. Fomos genuinamente os primeiros. E ainda não temos crédito por isso."

A banda "pagou as dívidas",  porque precisou lutar duas vezes mais do que os colegas da cena punk para receber as mesmas oportunidades e, tragicamente, nunca tiveram uma segunda chance depois que uma briga com a gerência fez a gravadora se recusar a lançar um disco.

+++LEIA MAIS: As 10 bandas de punk favoritas de Johnny Ramone [LISTA]

Curtis Knight, tornou-se manager do Pure Hell e supervisionou a carreira da banda, incluindo uma bem-sucedida turnê pelo Reino Unido. Após um desentendimento com o então empresário, as gravações não viram a luz do dia até muitos anos depois. Só mais tarde, o material foi comprado por Henry Rollins, e finalmente, um novo disco foi lançado.

Rollins disse a Dazed: "Ouvi e fiquei impressionado com o quão bom soou. Fiz um check-in com Kenny (Gordon) e ele confirmou que era a única fonte para as músicas. O boato era de que eles haviam feito um álbum e que estava em um armário."

+++LEIA MAIS: Os 10 discos de vinil mais caros da história: White Album dos Beatles, God Save The Queen dos Sex Pistols [LISTA]

Ele completou: "O Noise Addiction, lançado em 2006, décadas depois de ter sido gravado, é realmente ótimo. Se o álbum tivesse sido lançado quando o fizeram, isso teria mudado o jogo. Acredito que isso teria tido um tremendo impacto. É uma daquelas histórias de oportunidades perdidas."

Infelizmente, a carreira da banda fracassou em 1980, após uma mudança para Los Angeles que não deu resultado. Mesmo assim, os quatro músicos são certamente responsáveis por uma das bandas de punk que foram definidoras da época e da cena. 

+++LEIA MAIS: As 11 melhores músicas de David Byrne, com e sem o Talking Heads [LISTA]

Gordon afirmou, porém, sobre o grupo: "Não quero ser lembrado apenas porque éramos negros. Quero ser lembrado por fazer parte do primeiro nível do punk nos anos 1970."

Ouça Pure Hell:


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO