Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Conheça Zendaya, estrela de Euphoria e a mais jovem vencedora do Emmy de melhor atriz

Aos 24 anos, a atriz, dançarina e cantora ganha cada vez mais destaque em Hollywood

Julia Harumi Morita | @the_harumi Publicado em 26/09/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zendaya (Foto: Steven Ferdman/Getty Images)
Zendaya (Foto: Steven Ferdman/Getty Images)

A última edição do Emmyfoi marcada por uma conquista histórica. Zendayasuperou grandes nomes Hollywood, como Jennifer Aniston e Olivia Colman, venceu o prêmio de Melhor Atriz em série dramática e se tornou a artista mais jovem a ganhar a categoria. 

Além disso, ela deu continuidade ao legado iniciado por Viola Davis na edição de 2015 e se tornou a segunda mulher negra a ganhar a estatueta. A vitória da atriz, dançarina e cantora de 24 anos virou um assunto de destaque na imprensa e nas redes sociais.

Caso você nunca tenha ouvido falar de Zendaya ou conheça pouco sobre a estrela, a Rolling Stone Brasil separou oito fatos e curiosidade sobre a artista em ascensão, que, antes mesmo de receber o Emmy, já ganhava destaque em Homem-Aranha e Euphoria. Confira:

Estrela da Disney

Os primeiros trabalhos de Zendaya já ganharam grande repercussão. Aos 14 anos, a atriz começou a carreira como estrela do Disney Channel e protagonizou diversos filmes e séries, como No Ritmo, Frenemies, Zappede Agente K.C..

+++ LEIA MAIS: Bella Thorne desabafa sobre rivalidade com Zendaya: ‘Colocam mulheres umas contra as outras’


Outras opções de carreira

Se não trabalhasse como o mundo artístico, Zendaya seria professora. A estrela já escreveu um texto especial para a Teen Vogue - no qual entrevistou ninguém menos que Michelle Obama - e contou que admira muito a  profissão que viu a mãe exercendo de perto. 

“Está dentro de mim uma verdadeira apreciação e devoção pela importância da educação. Se não fosse o entretenimento, eu seria uma professora em um piscar de olhos - garantido!”. 

+++ LEIA MAIS: Zendaya em Kill Bill 3? Atriz responde rumores


O primeiro encontro com Homem-Aranha

Antes mesmo dar vida ao par romântico de Peter Parker no MCUZendaya, curiosamente, teve o primeiro encontro da vida em um cinema. E adivinha o filme que ela viu? Isso mesmo, Homem-Aranha

Em entrevista ao Good Morning America, a artista disse: “Meu primeiro encontro foi para [ver] Homem-Aranha. Eu fiquei obcecada com isso imediatamente… Eu meio que sempre me identifiquei com o Homem-Aranha

Ela continuou: “Eu acho que muitas pessoas também são porque ele é uma pessoa real. Ele apenas não é o Homem-Aranha o tempo todo. Ele é, no final do dia, Peter Parker, que é um garoto de 15 anos, algo com o qual todos nós podemos nos relacionar”. 

+++ LEIA MAIS: Zendaya retornará ao MCU como MJ em Homem-Aranha 3


Dança e música

Além da atuação, Zendaya também investe na dança e no canto. Desde os tempos da Disney , a artista se arriscava em coreografias e passos de dança. Ao lado de Bella Thorne, outra estrela do canal de televisão, ela lançou o EP Made in Japan, em 2012. 

Um ano mais tarde, Zendaya lançou o primeiro disco solo, que recebeu o mesmo nome da artista. Nos cinemas, o talento para a dança e o canto pode ser visto no musical O Rei do Show, em que contracena com Hugh Jackman e Zac Efron.

+++ LEIA MAIS: Jovens, independentes, engraçadas e criativas: Phoebe Waller-Bridge, Michaela Coel e Issa Rae revolucionam a comédia na TV


Ícone fashion

Zendaya também é um verdadeiro ícone da moda. A estrela frequentemente chama a atenção nas estreias e premiações pelos visuais autênticos. E, de acordo com o Uol, o interesse pela moda não se limita aos tapetes vermelhos.

A artista já lançou uma coleção de sapatos ao lado do estilista Law Roach e assinou duas coleções de Tommy Hilfiger. Zendaya ainda é uma das embaixadoras da marca de luxo francesa Lancôme.

+++ LEIA MAIS: Conheça Michaela Coel, a criadora da revolucionária I May Destroy You


Causas sociais e representatividade

As causa sociais também são importantes para Zendaya. Segundo o Uol, a artista realizou uma campanha para combater a fome infantil no Haiti, Tanzânia e Filipinas para comemorar o aniversário de 18 anos. 

Já aos 20 anos, ela juntou juntou US$ 50 mil para ajudar as mulheres do Convoy of Hope, uma organização de combate à fome da qual é embaixadora. 

Zendaya ainda busca ser um exemplo para os fãs, principalmente pelo envolvimento com o movimento negro e feminista. “Eu tenho uma enorme responsabilidade nos meus ombros, mas aprecio isso porque posso fazer muitas coisas boas e sei quem está assistindo”, disse a estrela em um evento do Hollywood Reporter.  

Ela ainda disse: "Agora, mais do que nunca, especialmente com o movimento Black Lives Matter, eu sinto uma obrigação de garantir que estou ciente e me posicionando da maneira correta [...] Espero que eu possa criar espaço para mulheres que são como eu, e mulheres que não são como eu, e contar as histórias que eu quero ver".

+++ LEIA MAIS: Conheça Schitt’s Creek, a série que sobreviveu ao cancelamento, venceu o Emmy e é desconhecida no Brasil


Euphoria

Foi com a série hit Euphoriaque Zendaya se consagrou como ícone adolescente. Na produção da HBO, a artista interpreta Rue, uma jovem que tenta superar os traumas do passado e se livrar do vício em drogas enquanto lida com novas paixões e testemunha os problemas dos colegas de classe. 

Euphoriaestreou há mais de um ano, mas, aparentemente, os espectadores ainda não se cansaram da primeira temporada, seja por causa do retrato honesto dos jovens, as cenas icônica e, claro, as maquiagens coloridas e expressivas das personagens. 

+++ LEIA MAIS: Zendaya provoca fãs sobre segunda temporada de Euphoria


Homem-Aranha 3, Dune e mais 

Aos 24 anos, Zendaya já possui uma trajetória impressionante nas mais diversas áreas artísticas. Mas a estrela ainda tem muitos planos para o futuro. Além da aguardada segunda temporada de Euphoria, a atriz participará de Dune, adaptação cinematográfica do livro ficção científica do mesmo nome que estreará dia 18 de dezembro. 

Zendaya também já foi confirmada no terceiro longa-metragem de Homem-Aranha estrelado por Tom Holland, que ainda não começou a ser gravado. Por fim, a atriz protagonizará um romance com John David Washingtonem Malcolm & Marie, filme que foi recentemente comprado pela Netflix.

+++ LEIA MAIS: Trailer de Duna ajuda jovens fãs de música a descobrirem um dos discos de rock clássico mais populares do mundo


+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE