Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Conselho de David Bowie para pessoas criativas em 1997 continua relevante - agora mais do que nunca

Entrevista do artista para documentário tem duas dicas preciosas

Redação Publicado em 23/05/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie no documentário Inspirations, em 199
David Bowie no documentário Inspirations, em 199

David Bowie, um dos artistas mais influentes do século 20, deu um conselho importante para artistas e pessoas criativas em 1997. Apesar do tempo, as palavras continuam relevantes, mesmo após mais de duas décadas, principalmente no contexto da pandemia de coronavírus.

Com a quarentena e as recomendações de distanciamento social, com o objetivo de evitar a transmissão do COVID-19, muitas pessoas relatam nas redes sociais a dificuldade para manter a produtividade, e artistas enfrentam dificuldades para encontrar emprego. Nesse cenário, os conselhos do Camaleão do Rock podem se provar muito úteis - agora mais do que antes. 

+++ LEIA MAIS: 6 discos impactantes que finalizaram carreiras lendárias: de Bowie a John Lennon

A entrevista de Bowie é parte do documentário Inspirations(1997), de Michael Apted, como lembra o site Indy100.

“Nunca tente agradar a todos”, começa o britânico. “Acredito que você não aprende isso até passar o tempo, mas nunca trabalhe para outras pessoas no que você faz. Sempre lembre-se que a razão para ter começado a trabalhar foi que havia algo dentro de si que, se pudesse manifestar de alguma forma, aprenderia mais sobre si mesmo e sobre a coexistência com o resto da sociedade. É terrivelmente perigoso para um artista satisfazer as expectativas de outras pessoas. É quando as pessoas produzem o pior trabalho”. 

+++ LEIA MAIS: Como David Bowie ficou com 'olhos de alienígena' após briga por uma garota?

Bowie também aconselhou sobre a importâncias dos desafios. “Se você se sentir seguro na área em que está trabalhando, não está trabalhando no lugar certo. Sempre mergulhe um pouco mais na água do que pensa ser capaz de entrar”, explicou. “Quando não sentir os pés tocando o fundo, estará no lugar certo para fazer algo emocionante”. 


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE