Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Batman criança, origem como comediante e mais: os segredos do trailer de Coringa, com Joaquin Phoenix

Estrelado por Joaquin Phoenix, o filme chega aos cinemas em outubro

Redação Publicado em 03/04/2019, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Batman criança, origem como comediante e mais: os segredos do trailer de Coringa, com Joaquin Phoenix

O primeiro trailer de Coringa foi finalmente revelado nestar quarta, 3, e apesar de não ter aquela pegada fantasiosa de um típico filme sobre a história de origem de um vilão de quadrinhos, o vídeo apresenta algumas referências ao universo da DC.

Veja abaixo os momentos em que o diretor Todd Phillips acrescentou elementos do mundo do Batman e de uma Gotham desolada.

Hospital Arkham

Arthur Fleck, interpretado por Joaquin Phoenix, é o comediante falido e frustrado a beira de um ataque de nervos que protagoniza o filme. Em um momento do trailer, ele recebe indicação para buscar ajuda no Hospital Arkham. Fãs de Batman conhecem melhor a instituição sob o nome de Asilo Arkham, um hospício para os "Criminalmente Insanos", que já abrigou vilões como o próprio Coringa, Arlequina, DuasCaras, Bane e Pinguim.


Thomas Wayne

Como a história toda se passa antes do surgimento do Batman, o pai de Bruce Wayne faz uma aparição inesperada no vídeo. O magnata faz um discurso sobre o rumo em que Gotham se encontra, e aponta a recorrência de crimes e atrocidades cometidas por pessoas mascaradas. Mal sabe ele o que se tornará seu próprio filho.


Gotham decadente

Em várias cenas, a cidade de Gotham aparece com aspecto abandonado, cheia de sacos de lixo empilhados e com cara de que está a caminho de se deterior ainda mais. Essa é uma imagem poderosa que ajuda a criar o tom de decadência mental e físico de Arthur e também da própria cidade como uma personage. 


A origem do Coringa como comediante

O Coringa com uma passado de comediante é um referência à história de origem do vilão contada em A Piada Mortal, graphic novel muito elogiada escrita por Alan Moore e publicada pela primeira vez em 1988. No trailer, Arthur aparece escrevendo em um caderno ideias para piadas, mas se observado com atenção, o que ele escreve na verdade é bem melancólico: "A pior parte de ter um distúrbio mental, é que as pessoas esperam que você aja como se não tivesse".


Bruce Wayne criança

Em uma parte do trailer, Arthur aparece na companhia de um menino um tanto quanto emburrado e com roupas de quem foi vestido por um mordomo. Com um portão entre os dois, o protagonista faz palhaçadas e, com os dedos, força um sorriso no rosto da criança, da mesma forma como faz em si mesmo. A divisão é semelhante à grade de uma mansão, e pode ser a residência da família Wayne, enquanto o menino, ninguém menos que o jovem Bruce.


O cabelo verde

Antes de efetivamente se transformar no Coringa, Arthur trabalhava como palhaço e comediante, e é possível ver como seu figurino durante essa época influenciou diretamente a forma como decide se vestir quando finalmente adota a postura e a atitude de vilão. A peruca verde é substiuída pelo cabelo pintado, e a maquiagem é mantida quase que idêntica.


Nasce a legião de seguidores

É possível ver também o que deve ser o início da legião de seguidores do Coringa. Nos quadrinhos, o vilão é conhecido por liderar um exército de criminosos, injustiçados e insatisfeitos, que compartilham de seus ideias e provocam a discórdia. A marca registrada desse grupo: a máscara de palhaço, que aparece no trailer.

Assista abaixo ao trailer.