Courtney Love processada por causa de declarações no Twitter

Em um caso inédito, cantora foi acusada de difamação por causa do que falou sobre a estilista Dawn Simorangkir na rede social

Da redação Publicado em 05/01/2011, às 18h45

Courtney Love está sendo processada por causa de declarações feitas no Twitter e poderá ter que pagar milhões de dólares de indenização
AP

A frontwoman do Hole, Courtney Love, será processada por difamação no primeiro caso em que declarações feitas no Twitter vão parar na justiça, pelo menos em uma causa desse porte. A autora do caso, que será julgado a partir de 18 de janeiro, em Los Angeles, é a designer de moda Dawn Simorangkir, segundo informações do site The Hollywood Reporter.

Em março de 2009, Love estava irada com Simorangkir porque ela estava lhe cobrando o pagamento por algumas roupas, um valor na casa dos milhares de dólares. Então, no dia 17, a cantora resolveu desabafar sobre o caso no Twitter, usando o veículo para insultar a designer. Entre outras coisas, a chamou de prostituta e afirmou que ela tem um histórico de violência e perdeu a guarda de seu filho por causa disso. Disse, ainda, que Simorangkir ficou tentando lucrar com sua fama. "Ela recebeu uma quantia VASTA de dinheiro de mim, mais de US$ 40 mil", declarou.

As ofensas e xingamentos continuaram por quatro dias, não apenas no microblog, mas também via MySpace e Etsy.com. Bryan Freedman, advogado de Dawn Simorangkir, afirma que nunca houve um caso como esse e que os desabafos mentirosos de Love acabaram com a carreira de sua cliente, que exige milhões de dólares de indenização. James Janowitz, advogado da cantora, rebate dizendo que não acredita que haja qualquer difamação nas falas dela, e que mesmo que houvesse, elas não teriam causado nenhum estrago. O caso está sendo debatido amplamente e segundo especialistas, a grande questão aí é avaliar se os seguidores de Courtney Love interpretaram o que leram como fatos ou como a opinião da artista.

Love terá que comparecer perante o corpo de jurados durante o julgamento e já deu uma primeira declaração oficial para a justiça, na qual ela diz ter repetido, apenas, o que ouviu da própria estilista. Esta, por sua vez, irá se valer de e-mails e telefonemas arrependidos de Love, após o incidente, para ajudar sua causa.