Cover de Jeff Buckley para “I Know It's Over”, do Smiths, ganha clipe

Versão do falecido cantor para a faixa de The Queen Is Dead estará em coletânea póstuma a ser lançada em março

Rolling Stone EUA Publicado em 11/02/2016, às 18h43 - Atualizado às 19h06

Jeff Buckley
Reprodução/MySpace Oficial

You and I, uma nova compilação com 10 gravações inéditas de Jeff Buckley, chega às lojas em 11 de março. Uma das faixas da coletânea é a versão sentimental e delicada do cantor para “I Know It's Over”, do Smiths – uma das diversas covers do álbum póstumo –, que teve um clipe divulgado esta quinta, 11.

Galeria: as 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

O nostálgico vídeo de “I Know It's Over” foi dirigido por Amanda Demme e exibe a relação entre uma mãe e o pequeno filho, com a criança incapacitada de dormir na própria cama. Há sutis acenos a Buckley durante o clipe: as iniciais “J” e “B” aparecem em blocos no quarto da criança e o menino toca violão enquanto assiste a gravações granuladas de Buckley em performance.

Assim como as outras faixas de You and I, “I Know It's Over” foi gravada por Buckley nos estúdios do Shelter Island Sound, de Steve Addabbo, em fevereiro de 1993, poucos meses depois de ele assinar com a Columbia Records. Além de duas faixas dos Smiths (“The Boy With the Thorn in His Side” é outra delas), Buckley aparece cantando faixas de outros artistas, de Sly & the Family Stone a Led Zeppelin, e algumas canções inéditas e originais.

Os registros das sessões de estúdio ficaram guardados nos arquivos da Sony Music até que foram encontrados durante uma busca para comemorar o 20º aniversário do único álbum de Buckley, Grace, que saiu em 1994. Entre as covers, há ainda versões de Bob Dylan e um blues popularizado por Bukka White.

Assista ao clipe de “I Know It's Over” com Jeff Buckley abaixo.

Tirando a variada seleção de covers, o álbum You and I ainda contém as primeiras gravações do músico em estúdio em todos os tempos da faixa “Grace”, bem como a música nunca antes divulgada “Dream of You and I”, a qual o selo descreve como “misteriosa e assombrosa”.

No ano passado, ao anunciar a coletânea, a gravadora também divulgou um teaser de 30 segundos do disco, no qual uma base acústica de violões fazem fundo enquanto o cantor anda por uma rua, em um clima de outono, e repete a frase: “you and I, you and I, you and I” (“eu e você, eu e você, eu e você”).

Tracklist de You and I

1. "Just Like a Woman" (Bob Dylan cover)

2. "Everyday People" (Sly & the Family Stone cover)

3. "Don't Let the Sun Catch You Cryin'" (Louis Jordan cover)

4. "Grace"

5. "Calling You" (Jevetta Steele cover)

6. "Dream of You and I"

7. "The Boy With the Thorn in His Side" (The Smiths cover)

8. "Poor Boy Long Way From Home" (Bukka White cover)

9. "Night Flight" (Led Zeppelin cover)

10. "I Know It's Over" (The Smiths cover)