Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

CPI da Covid quer provar que governo federal expôs população ao vírus deliberadamente, diz Humberto Costa [ENTREVISTA]

Em entrevista, senador Humberto Costa falou sobre o futuro das investigações da CPI da Covid e comentou as medidas do governo em relação à pandemia

Redação Publicado em 23/06/2021, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Humberto Costa (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Humberto Costa (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Senador e ex-ministro da saúde, Humberto Costa (PT-PE), em entrevista Grupo Perfil e à Rolling Stone Brasil, falou sobre o andamento da CPI da Covid e as expectativas para as próximas semanas de investigação. Na conversa, comentou sobre novos depoimentos -  incluindo de Wilson José Witzel (PSC), impeachmado do cargo de governador do Rio de Janeiro em abril  deste ano - e medidas do governo em relação à pandemia e às investigações pendentes, inclusive de Marcelo Queiroga, ministro da saúde.

Costa comentou sobre o aguardado depoimento privado de Witzel, quem depôs à CPI no dia 16 de junho. O ex-governador, retirado do cargo por acusações de crime de responsabilidade na área da saúde, afirmou aos senadores da CPI "perseguição política." Para a próxima fase do depoimento, agora privada, Costa espera investigar "especialmente as organizações sociais atuantes na área da saúde [pelo] governo do estado" (Witzel descreveu as organizações como "grande foco de corrupção"). Também observarão desvios de dinheiro voltado para o combate ao coronavírus.

O petista também comentou sobre suposições de que algumas testemunhas passariam a ser investigados - como Marcelo Queiroga, ministro da saúde. Embora Costa concorde com a necessidade de investigações de irregularidade, não acredita ser a melhor hora para isso - sendo investigado, o ministro não poderia ser obrigado a comparecer à CPI nem fazer o juramento de dizer a verdade se isso o ferir. Preferem aguardar: 

+++ LEIA MAIS: Bolsonaro fala em 'milagre' por ainda estar à frente do governo; entenda

"O centro da nossa investigação é tentar comprovar que o governo federal adotou uma estratégia de enfrentamento da pandemia de Covid-19: obter a imunidade coletiva - ou imunidade de rebanho - pela rápida e ampla transmissibilidade do vírus. Ou seja, não fazer nada, para contaminar o maior número de pessoas, e com isso teríamos essa chamada imunidade coletiva."

Inclusive, Costa afirmou que o agravamento da pandemia em Manaus e a consequente falta de oxigênio foi "um experimento" do governo federal. Decidindo explicitamente negar adoção de medidas não farmacológicas  comprovadas - como isolamento social - e estimulando o uso do "kit-covid" para prevenção, queriam provar a teoria da imunidade de rebanho, "mas o que vimos foi uma tragédia."

+++ LEIA MAIS: 'Vamos prender Bolsonaro', diz vice-presidente da CPI da Covid

De acordo com Costa, as investigações comprovam a negligência por parte do Estado em relação às medidas de prevenção e tratamento do vírus. "O que trabalhamos, agora, é a investigação de quem ganhou com isso. Quem ganhou dinheiro com a demora na vinda da vacina, quem ganhou dinheiro com a venda desses medicamentos sem eficácia para o tratamento da Covid-19 e se há alguma corrupção nisso."

+++ LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar imprensa e manda repórter calar a boca: 'Vocês são uns canalhas'

A entrevista completa de Humberto Costa ao Grupo Perfilestá no nosso canal oficial do YouTube e pode ser conferida abaixo: 


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL