Crepúsculo ganha cinco prêmios no MTV Movie Awards

Sacha Baron Cohen rouba o show ao flutuar pela plateia, fantasiado de anjo, e aterrissar na cara de Eminem

Da redação Publicado em 17/06/2009, às 09h54

Crepúsculo foi o grande vencedor do MTV Movie Awards, com cinco estatuetas, inclusive a de melhor filme. Indicado em sete categorias, o filme baseado na série escrita por Stephenie Meyer levou ainda o prêmio de melhor atriz (Kristen Stewart), melhor ator revelação (Robert Pattinson), melhor beijo (da dupla de atores protagonistas) e melhor luta. A cerimônia aconteceu neste domingo, 31.

Mas a festa deste ano, provavelmente, será lembrada menos pelos previsíveis prêmios arrebatados pelo blockbuster vampiresco e mais por um episódio envolvendo o comediante britânico Sacha Baron Cohen e o rapper Eminem. Assumindo a persona Brüno - um repórter austríaco gay, tema de seu mais recente filme -, Cohen, pendurado por uma corda, sobrevoou a plateia vestido de anjo e aterrissou de ponta cabeça no colo do rapper norte-americano. O autor de Relapse, disco mais vendido do ano em sua semana de lançamento (mais de 608 mil cópias, segundo a consultoria Nielsen Soundscan), até onde se sabe, não estava a par da brincadeira. Irritado, levantou-se e foi embora.

O momento remeteu a episódios da carreira de ambos: para Cohen, a cena no filme Borat em que o repórter do Cazaquistão e seu braço direito (interpretado por Ken Davitian) se degladiam, nus, em uma luta na cama; já Eminem, no clipe de "The Real Slim Shady", usa nádegas de plástico para cantar "my bum is on your lips" ("minha bunda está nos seus lábios"), verso de "The Real Slim Shady", primeiro grande sucesso de sua carreira. Você confere a cena no vídeo abaixo:

Nos bastidores, Ben Stiller declarou ter "apreciado a precisão do pouso (de Cohen)". "Eu não tinha ideia de que isso ia acontecer."

Quem Quer Ser um Milionário?, que faturou oito das dez categorias que disputou no Oscar, saiu de mãos vazias - tinha seis indicações na MTV Movie Awards. Heath Ledger, morto em janeiro de 2008, levou o prêmio póstumo por melhor vilão, pelo papel de Coringa, em Batman - O Cavaleiro das Trevas.

Durante a cerimônia, foram exibidos trechos de Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Lua Nova, sequência de Crepúsculo.

Confira a lista dos principais vencedores do MTV Movie Awards 2009:

Melhor filme

Crepúsculo

Melhor ator

Zac Efron (High School Musical 3)

Melhor atriz

Kristen Stewart (Crepúsculo)

Melhor vilão

Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas)

Ator revelação

Robert Pattinson (Crepúsculo)

Atriz revelação

Ashley Tisdale (High School Musical 3)

Melhor canção

"The Climb", de Miley Cyrus (Hannah Montana - O Filme)

Melhor luta

Robert Pattinson e Cam Gigandet (Crepúsculo)

Momento WTF (momento "merda é esta"?, em livre tradução)

Amy Poehler urina na pia em Uma Mãe Para o Meu Bebê

Melhor beijo

Kristen Stewart e Robert Pattinson (Crepúsculo)

Melhor performance cômica

Jim Carrey (Sim, Senhor)

Prêmio MTV Generation

Ben Stiller