Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Criador de Bojack Horseman é acusado de whitewashing por usar atriz branca para personagem vietnamita e responde; veja

Raphael Bob-Waksberg assumiu erros “racistas” ao criar a personagem Diane Nguyen

Redação Publicado em 25/06/2020, às 10h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diane Nguyen e Bojack Horseman (Foto: REprodução/YouTube/Netflix)
Diane Nguyen e Bojack Horseman (Foto: REprodução/YouTube/Netflix)

Raphael Bob-Waksberg, criador da animação Bojack Horseman, respondeu acusações de whitewashing pela escolha da atriz branca Alison Brie para dublagem de Diane Nguyen, personagem asiática. O termo se refere ao “embranquecimento” quando personagens de cor são interpretados por um elenco branco.

No Twitter, Bob-Waksberg explicou que o questionamento o acompanha desde a primeira temporada de Bojack Horseman. “É bom refletir sobre [meus erros] e espero que outras pessoas vejam, para ajudá-los a não cometer os mesmos erros”, escreveu. “Pensei que, quando estivesse pronto, escreveria algo (...) para explicar que estava tudo bem, mas quanto mais pensava sobre o assunto (e ouvia outras pessoas), percebia que não era certo”. 

+++ LEIA MAIS: Você deveria assistir Tuca & Bertie: a 'prima de Bojack Horseman' esnobada pela Netflix trata de amor moderno, amizade entre mulheres, abuso e sobriedade

O criador da série assumiu falhas ao comentar o tema publicamente no passado e considerou um erro a ausência de roteiristas vietnamitas na série, apesar da presença ocasional de profissionais asiáticos na função. “Raramente fomos específicos o suficiente para refletir sobre o significado de ser uma vietnamita americana, e esse foi um grande erro (e racista!) da minha parte”, continuou na série de postagens. “Minha intenção era fugir de estereótipos, (...) mas fui na direção contrária. Todos somos definidos em algum nível pela nossa etnia”. 

Para o episódio no Vietnã, na quinta temporada, a equipe contratou a vietnamita VyVy Nguyen como consultora, mas Bob-Waksberg reconhece a falta de representatividade na série. “Deveríamos ter contratado uma escritora e uma atriz vietnamitas para interpretar Diane - ou mudar o personagem de acordo com o elenco contratado”, concluiu. 


+++ A PLAYLIST DO SCALENE