Criolo lança Espiral de Ilusão, disco de inéditas dedicado ao samba

“Uns dois anos atrás comecei a fazer mais [sambas] ainda e, recentemente, veio muito forte isso, de querer escrever outras coisas”, diz o rapper, que atualmente estampa a capa da Rolling Stone Brasil

Redação Publicado em 28/04/2017, às 13h58 - Atualizado às 14h26

Sonhos de Samba
Sem deixar de lado sua visão de mundo sensível – e por vezes incompreendida –, Criolo troca as picapes pelo cavaquinho em um trabalho dedicado ao mais brasileiro dos gêneros musicais

Ver Galeria
(3 imagens)

O rapper paulistano Criolo lançou nesta sexta-feira, 28, um novo álbum de inéditas. Espiral de Ilusão, que está disponível no YouTube – além das plataformas de streaming e download gratuito –, é o quarto disco solo cheio da carreira do artista.

“Sempre tem um samba nos meus discos”, disse Criolo, em entrevista para a matéria de capa da Rolling Stone Brasil (atualmente nas bancas de todo o Brasil), referindo-se a faixas como “Linha de Frente” (de Nó na Orelha, 2011) e “Fermento pra Massa” (Convoque Seu Buda, 2014). “O samba é universal, é o Big Ben da música brasileira, até quem não gosta sente alguma coisa.”

LEIA TAMBÉM

Criolo está na capa de abril/2017 da Rolling Stone Brasil

[Arquivo] Veja como foi o show de Criolo no Lollapalooza 2017

[Lista] Ainda Há Tempo, de Criolo, foi um dos melhores álbuns de hip-hop de 2016

Espiral de Ilusão tem novamente produção da dupla Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, que trabalha com Criolo desde Nó Na Orelha. Uns dois anos atrás comecei a fazer mais [sambas] ainda e, recentemente, veio muito forte isso, de querer escrever outras coisa. Tenho minhas vontades, mas é naturalmente que aquilo vai tomando todo mundo, até chegar o momento: ‘Vamos juntar tudo, ver o que tem’.”

O novo álbum do Criolo traz dez faixas, incluindo o single “Menino Mimado”, divulgado este mês, um samba-canção em que o rapper canta melodicamente uma letra com teor político. “Este abismo social requer atenção”, ele entoa. “Foco, força e fé, já falou meu irmão. Meninos mimados não podem reger a nação.”

Espiral de Ilusão é o primeiro álbum solo de Criolo depois de ele ter regravado e relançado o disco de estreia, Ainda Há Tempo, originalmente de 2006, no ano passado. O rapper recentemente se apresentou na edição paulistana do megafestival Lollapalooza.

Ouça a íntegra de Espiral de Ilusão abaixo.