Cuscuz de grão de bico, coleslaw e caponata: veja cardápio de Morrissey nos shows em SP

Vegano e ativista dos direitos dos animais, ex-vocalista dos Smiths inicia excursão pelo Brasil nesta terça, 17

Lucas Brêda Publicado em 16/11/2015, às 21h09 - Atualizado em 17/11/2015, às 13h05

O cantor e compositor britânico Morrissey

Ver Galeria
(5 imagens)

Há anos trabalhando como ativista dos direitos dos animais, Morrissey está no Brasil para uma série de apresentações que começam nesta terça-feira, 17, em São Paulo. Na passagem pelo país, o ex-vocalista dos Smiths comerá sopas de abóbora e cebola, saladas de batata, coleslaw e até hambúrguer e estrogonofe de soja, entre outros itens do variado cardápio.

Dez músicas da carreira solo de Morrissey que você precisa ouvir.

O serviço de alimentação do músico britânico em São Paulo está sendo feito pelo Buffet Petit Comité, responsável, por exemplo, pelo catering do Muse no show recente da banda na cidade. A empresa fornecerá uma mesa que ficará o dia inteiro à disposição da equipe, além de almoço e jantar nos dois shows de Morrissey na capital paulista, dias 17 e 21 de novembro.

Para o almoço desta terça-feira, 17, por exemplo, a equipe do músico comerá tabule, legumes fatiados e grelhados e abacates de entrada, hambúrguer de proteína de soja – acompanhado de barbecue mascavo – e arroz integral como prato principal e um panaché de frutas da estação para sobremesa.

Veja 14 passagens reveladoras da autobiografia de Morrissey.

O jantar após o show intimista no Teatro Renault inclui o cuscuz de grão de bico, vegetais à indiana, sopa de cebolas com ervas frescas, estrogonofe de proteína de soja com berinjela e penne com escarola sautée ao azeite e alho. De sobremesa, Morrissey e sua equipe terão mousse de maracujá na calda da fruta e torta cremosa de ricotas com frutas vermelhas.

Para a segunda apresentação, no sábado, 21, no Citibank Hall, o ex-Smiths exigiu algumas alterações. No almoço, salada de batatas com cebola roxa, caponata à italiana e uma sopa de abóbora com gengibre, além do hambúrguer de soja. No jantar, quibe cru de couve flor ao molho tahini, sopa de beterraba, moussaka vegetariana, torta cremosa de espinafre e castanhas do Brasil e mousse de coco com tapioca na calada de goiabas.

Galeria: os 15 insultos mais polêmicos de Morrissey.

Entre as bebidas, serão servidos sucos, chás orgânicos, refrigerantes e águas. A maior curiosidade, entretanto, é a mesa que fica à disposição da equipe durante todo o dia, que inclui uma tábua de queijos variados, ovos mexidos e iogurtes. Morrissey já declarou que não come mais ovos (“demorou um tempo para eu conseguir”, disse em entrevista recente), o que sugere que os itens devem ser destinados à equipe do músico.

Além do cardápio do próprio Morrissey, entretanto, é uma obrigatoriedade para quem deseja sediar um show do artista garantir que não haverá carne e laticínios sendo vendidos no local, apenas produtos veganos. Este ano, ele chegou a cancelar uma apresentação na Islândia depois dessa regra ter sido desrespeitada e “fechou” grande parte das lanchonetes do Madison Square Garden para um show em Nova York, em julho.

Morrissey aparece nu e ao lado da Rainha da Inglaterra em estampa de camiseta.

Além de São Paulo, o ex-Smiths toca no Rio de Janeiro e em Brasília. Ele sobe a palco do Metropolitan (antigo Citibank Hall), no Rio de Janeiro, em 24 de novembro, e no Net Live de Brasília, no dia 29. Morrissey traz ao Brasil a turnê de World Peace Is None of Your Business (2014), mais recente disco de inéditas lançado por ele.