Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Damon Albarn, do Blur, recebe título honorário de “rei local” no Mali

“A música deles é uma inspiração para mim e é por isso que vim tantas vezes”, diz o vocalista sobre viagens ao país africano

Rolling Stone EUA Publicado em 22/02/2016, às 12h03 - Atualizado às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
-  - Jake Plunkett/AP
- - Jake Plunkett/AP

O líder do Blur, Damon Albarn, que viaja frequentemente ao Mali desde 2002 para colaborar com artistas do país, recebeu a honraria de “rei local” no começo deste mês. Segundo a Radio 4 da BBC, além do título honorário, uma escola de música local foi batizada com o nome de Albarn.

Veja em que posição The Magic Whip está na nossa lista de melhores discos de 2015..

“Não estou acostumado a este tipo de coisa, mas é fantástico ver esta sala de aula”, disse Albarn da honraria. “E é uma escola dedicada à música e dança. É onde meu coração está, então meu coração está aqui”. Albarn gravou o disco Mali Music, de 2002, além de um par de álbuns do Africa Express – colaboração dele com Brian Eno e Nick Zinner, do Yeah Yeah Yeahs – com músicos malianos.

Veja 10 grandes artistas cujos discos de estreia são terríveis.

Este mês, Albarn voltou a Mali para tocar no festival Acoustik Bamako, mesmo com o país estando em “estado de emergência”, após um ataque terrorista em novembro. “É a mensagem de vir aqui e fazer isso que é coisa mais importante”, disse Albarn ao The Guardian na ocasião. “E ser capaz de manter a programação musical. A música do país é uma inspiração para mim e é por isso que vim até aqui tantas vezes.”

Ouça a reportagem da Radio 4 da BBC sobre o título de “rei local” de Albarn abaixo.